Inserindo atividades hammock no MS Project

Por | 2016-06-20T16:07:14+00:00 05/05/2012|3 Comentários  |  Download PDF Versão em PDF  |  Imprima esse artigo Imprima esse artigo

Uma das dúvidas que surgem quando desenvolvendo um cronograma de projeto, é como incluir o gerenciamento de projeto. Normalmente a duração da atividade de gerenciamento do projeto será dependente das datas de início e término do projeto, ou seja, quanto mais tempo o projeto durar, maior a duração do trabalho de gerente do projeto e da sua equipe e, portanto, maior o custo.

O gerenciamento de projeto, quando tem um uso de recursos linear ao longo do tempo, é um exemplo típico de atividade hammock. Atividades do tipo hammock em um cronograma são atividades que possuem o início e a duração variável, ou seja, dependem das datas de outras atividades para seu início e término, necessitando uma quantidade variável de recursos para o seu desenvolvimento.  A tradução literal de “hammock” seria rede (de dormir).

Se desejarmos incluir  uma atividade hammock para o gerenciamento do projeto, que atravesse todo a duração de uma fase ou do projeto, um dos maiores problemas é que não há no MS Project um modo “fácil” e “limpo” de fazer a duração da atividade se ajustar automaticamente conforme a duração da fase ou do projeto se altera.

A seguir estarei propondo três maneiras que podem ajudar a resolver o problema:  tratando a hammock como uma tarefa sumário, com vínculos dinâmicos e utilizando um “add-on” ao MS Project.

1º modo

A primeira solução é transformar a atividade hammock em uma tarefa sumário ou resumo (como definido no Guia PMI® Practice Standard of Scheduling), que reúne informações sobre a duração das atividades a ela vinculadas. Para tanto criamos de dois marcos (atividades com duração zero) como subtarefas que definam o início e o término da atividade hammock (agora uma tarefa sumário).

 Hammock1

Esses marcos podem ser ligados a outras tarefas ou entre si, podendo conter inclusive latência (espera). O problema de transformar a atividade hammock em uma tarefa resumo não é somente sua apresentação distinta das outras tarefas no gráfico de Gantt. O maior problema é que uma tarefa resumo normalmente representa um grupo de atividades (ou pacotes de trabalho), que estará pronta quando as atividades dentro dela estiverem prontas, ou seja, seu custo e duração equivalem ao das subtarefas que a compõem. Porém nesse caso não temos subtarefas ou atividades internas, somente marcos. Assim vamos ter de atribuir recursos (e custo) diretamente à tarefa sumário (grupo).

2º modo

É possível ligar dinamicamente o início e o término da atividade hammock ao início ou ao término de outra atividade. Para tanto, é preciso fazer o seguinte:

  • Garanta que a atividade hammock utilize o tipo de tarefa “unidades fixas” (guia “avançado”);
  • No gráfico de Gantt,  “copiar” a data de início da atividade (ou marco) à qual desejamos que  a atividade hammock esteja vinculada e utilizar a função “copiar especial / colar vínculo” do MS Project para colar na data de início  da atividade hammock  onde queremos que seja gerado o vínculo;
  • O mesmo procedimento pode ser repetido para as datas de término;
  • O MS Project 2007 vai inserir um pequeno sinal gráfico na data, indicando que existe um vínculo. Assim, sempre que a data da atividade “origem” for atualizada, a data equivalente na atividade “destino” também será atualizada. A duração  da atividade hammock vai ficar com uma interrogação (?), informando que a duração é estimada;
  • Sempre que você abrir o arquivo deste projeto o MS Project vai informar que existem atividades vinculadas e lhe perguntar se você deseja reestabelecer os vínculos. Você deve informar que “Sim” para atualizar as informações. Do mesmo modo, ao excluir uma atividade que contém vínculos, o sistema vai lhe informar e pedir confirmação.

 Hammock 2

A grande vantagem desse modo é que a atividade hammock não vira um grupo, ou seja, é uma atividade comum, com seus próprios recursos, duração e custo. A desvantagem é que o sistema informa que há um vínculo, porém não à qual atividade “origem”  a atividade “destino” está vinculada (!). Isso torna muito difícil fazer alterações e manutenções no cronograma, além de não garantir um tamanho mínimo para a atividade.

3º modo

Existem alguns “add-ons” para o MS Project, os quais podem auxiliar, como o Hammock Task Widget da Project Widgets (em Inglês) .

Este “widget” calcula automaticamente a data de início da tarefa, a data final e a duração, simplesmente com um botão “Calculate Hammock Tasks”, o qual recalcula essas tarefas e as mostra em verde no Gráfico de  Gantt

 Hammock 3

Quem se interessar, pode fazer o download gratuitamente em http://www.projectwidgets.com.

É isso. Quem tiver outras sugestões, favor incluir nos comentários.

Mauro Sotille

Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech, onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusFlickr

Artigos Relacionados

3 Comentários

  1. Evandro 14 de julho de 2010 em 17:10

    Mauro,

    Bastante interessante o artigo. Sempre tive dúvida de como exibir no cronograma o gerenciamento do projeto.

    Utilizei o 1º modo combinado com o 2º modo nos meus cronogramas. O resultado ficou muito bom!

  2. MMranta 7 de abril de 2014 em 12:07

    Mauro, interessante seu artico. Agora, gostaria de complicar um pouco o problema: atividades de instalações elétricas de um prédio se extendem num prazo extendido, de acordo com avanço da construção. Quero saber quando vamos iniciar este serviço e quando terminar? Temos várias áreas independentes, portanto não sei com certeza qual será primeira atividade, qual ultima. Data do evento de término é facil calcular com vinculos TI destas atividades com este evento, mas a do início é mais complicado porque não sei qual será definitivamente primeira atividade deste tipo. Usando evento início como predecessor destas atividades e colocando nela condição “mais tarde possível”, vou encontrar um data, mas desta maneira tornando muitas atividades sucedentes desnecessáriamente críticas.
    Tens idéias?

  3. Mauro Sotille 18 de abril de 2014 em 20:25

    Que tal agendar a partir da data de término do projeto (em “informações sobre o projeto” no MS Project)?

Deixar Um Comentário