Para endereçar esses problemas a International Standards Organisation (ISO) criou um novo Padrão chamado ISO 21500: Guidance on Project Management. O padrão cria uma plataforma comum que visa ser uma referência para as organizações e facilitar a transferência de conhecimento e a harmonização de princípios, vocabulários e processos existentes nos Padrões atuais e futuros.
Histórico
Já existia um documento chamado ISO 10006: Quality management systems – Guidelines for quality management in projects. A ISO 10006 foi publicada em 1997 e atualizada em 2003, porém não ganhou popularidade equivalente à serie de normas 9000 ou a padrões como como o Guia PMBOK® ou Prince 2®. Alguns países têm padrões de GP mais populares, como a BSI 6079. A ANSI adotou o Guia PMBOK® como padrão em gerenciamento de projetos para os Estados Unidos em 1999. Japão, Austrália e Alemanha também têm seus próprios padrões. A International Project Management Association desenvolveu o IPMA Competence Baseline e várias iniciativas para desenvolve um padrão global começaram a pipocar, como o Global Project Management Forum (criado como uma iniciativa de David Pells), Global Working Groups (iniciativa de Lynn Crawford), Operational Level Coordination Initiative (OLCI), Global Alliance for Project Performance Standards, etc. deixando claro a necessidade de um padrão global.
O projeto da ISO 21500 iniciou em 2006 e foi lançado em Outubro de 2007, com representantes de 23 países. Posteriormente o número de países participantes foi estendido de modo a garantir uma cobertura global.
Governança
O comitê ISO/PC 236 foi estabelecido para desenvolver a ISO 21500, liderado pelo British Standards Institute (BSI) e secretariado pela American National Standards Institute (ANSI). O Comitê foi composto por representantes dos comitês de padrões de mais de 35 países que participaram no desenvolvimento da norma, incluindo a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. O coordenador da Comissão Brasileira (CEE 93) foi Walther Krause, ex-Presidente do PMI Rio.
Objetivos
Fruto da progressiva internacionalização dos projetos, há uma necessidade de harmonizar as normas nacionais já existentes e estabelecer princípios e procedimentos comuns de gerenciamento de projetos a nível internacional
O objetivo da Norma ISO 21500 é o de recomendar às organizações (e não aos indivíduos) um modo profissional de gerenciar os projetos com base nas melhores práticas do mercado global. O padrão é aplicável a organizações de todos os tamanhos e de todos os setores.
Esta nova norma complementa a ISO 10006:2003 Quality management systems – Guidelines for quality management in projects. A ISO 10006 dá orientação sobre a aplicação de gestão da qualidade para projetos e a 21500 é um guia para o processo de gerenciamento de projetos.
A Norma
A ISO 21500 descreve 40 processos que são agrupados em cinco grupos de processos (iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento), correspondentes a 10 áreas de conhecimento:
1. Integração
2. Partes Interessadas
3. Escopo
4. Recursos
5. Tempo
6. Custo
7. Risco
8. Qualidade
9. Aquisições
10. Comunicações
ISO 21500 e o Guia PMBOK®
A ISO 21500, de modo geral, mantém a abordagem original do Guia PMBOK®. A norma é baseada em parte no capítulo 3 e no Glossário de A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) — terceira edição do PMI®. Isto é visto como uma validação pela comunidade internacional do valor e qualidade do padrão PMI.
O PMI acredita que este será um importante padrão para a profissão de gerenciamento de projetos e que todos os praticantes do projeto devem estar cientes do mesmo. Uma das preocupações da equipe de revisão do Guia PMBOK® 5ª edição foi garantir alinhamento com a norma ISO 21500. Desse modo, todo o capítulo 3 (O Padrão de Gerenciamento de Projetos, com o qual a norma se relaciona), foi reposicionado como um apêndice do Guia PMBOK® 5ª edição.
Progresso
A versão preliminar da ISO 21500 foi desenvolvida e publicada pela ISO em 2011. A norma foi então lançada para revisão e votação para os países-membros da ISO como um Final Draft International Standard (DIS) no segundo trimestre de 2012.
Aprovada por unanimidade, a ISO publicou a 21500 como uma norma internacional em Setembro de 2012.
ABNT
A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, após consulta nacional, publicou a norma ABNT NBR ISO 21500:2012 – Orientações sobre Gerenciamento de Projetos, em 05 de Setembro de 2012. A norma pode ser adquirida através deste website.
Esta Norma fornece diretrizes para gerenciamento de projetos e pode ser usada por qualquer tipo de organização, incluindo pública, privada ou organizações comunitárias, e para qualquer tipo de projeto, independentemente de complexidade, tamanho ou duração.
Futuro
A ISO 21500 é a primeira de uma família de padrões ISO para gerenciamento de projetos, programas e portfólio. Estes vão ser baseados em uma estrutura geral que vai definir a interação entre os processos de gerenciamento e a organização, incluindo a dimensão de governança e as relações com operações continuadas.
Conclusão
Já temos uma norma ISO de Orientações sobre Gerenciamento de Projetos.
Nesse momento a ISO 21500 não tem requisitos, portanto não é certificável. E se isso vier a ocorrer no futuro, será somente para organizações, não para pessoas. Mesmo assim é um grande passo para o crescimento da maturidade em gerenciamento de projetos nas organizações.
Um grande abraço,
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.