O mercado está buscando habilidades ágeis mais do que nunca. No governo dos Estados Unidos, por exemplo, em 2018 o Presidente Trump assinou um ato visando garantir que haja um repensar dos processos tradicionais e sejam adotados processos de desenvolvimento “ágeis” que reflitam as tendências comerciais.
No entanto, para a maioria dos PMPs, a maior questão é: “Estou qualificado para fazer o exame PMI-ACP®?” Então, aqui está uma ferramenta fácil de autoavaliação: o teste “Já sou ágil?”.
- Eu realizo reuniões frequentes para entender o progresso do trabalho, com todos os membros da equipe presentes.
- Nunca
- Somente se houver problemas para resolver.
- Normalmente, a menos que algo o impeça.
- Sempre
- Eu incentivo os membros da equipe a compartilhar informações sobre o progresso e também as necessidades de outros membros da equipe, gerentes ou executivos.
- Nunca
- Os membros da equipe conversam com os líderes da equipe que passam comentários para fora da equipe.
- Geralmente, mas às vezes os membros da equipe se sentem em risco ao compartilhar necessidades ou desafios.
- Sempre
- Eu tento garantir, a qualquer momento, que os membros da equipe saibam a posição do projeto e quem está trabalhando no quê e por quê.
- Nunca
- Os líderes de equipe sabem a posição e gerenciam o fluxo de informações para a equipe.
- Usualmente
- Sempre
- Se a equipe se deparar com um obstáculo, eu trabalho para garantir que eles tenham acesso rápido e fácil a alguém para removê-lo.
- Nunca
- Assim que o comitê ou pessoa correta puder ser notificada.
- Geralmente, a menos que seja uma situação muito rara.
- Sempre
- Eu aceito a responsabilidade se minha equipe falhar devido a fatores fora de seu controle.
- Nunca!
- Somente se a equipe puder fornecer um pedido de ajuda documentado, com detalhamento das consequências.
- Geralmente, exceto quando a equipe se recusou a seguir o caminho combinado para evitar falhas.
- Sempre
- Durante o projeto, eu trabalho com a equipe para identificar quem está melhor qualificado para executar tarefas específicas e depois confio na equipe para concluir as tarefas e evitar o micro gerenciamento destas.
- Nunca
- Raramente, porque eles precisam ser gerenciados.
- Geralmente, com equipes experientes.
- Sempre
- Eu tento garantir que os membros da equipe se sintam seguros compartilhando críticas construtivas e riscos identificados ou desafios que podem afetar o sucesso do projeto, independentemente do cargo da pessoa envolvida ou da origem do problema.
- Nunca
- Somente se eles puderem documentar suas observações de forma convincente.
- Geralmente, especialmente quando eles se alinham à nossa cultura.
- Sempre
Se você selecionou Geralmente ou Sempre:
- 1-2 vezes então…. Você ainda não começou a ser ágil.
- 3-4 vezes depois… Você já é mais ágil do que imagina.
- 5-7 vezes então… Você, com certeza, já é ágil.
Após treinar mais de 10.000 pessoas, aprendemos que muitos são qualificados para fazer o exame PMI-ACP, porque usam Planejamento em Ondas, Elaboração Progressiva e Decomposição, que são práticas centrais dos métodos ágeis, mesmo que não estejam usando o vocabulário Agile.
O que você está fazendo para garantir o seu futuro?
Oferecemos uma solução: O curso de preparação do exame PMI-ACP® da PM Tech. Você terá as horas de preparação para o exame PMI-ACP®. Clique aqui e conheça todos os detalhes.
Clique aqui e saiba mais sobre a certificação PMI-ACP do PMI
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.