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PMI-PBA – Professional in Business Analysis

O profissional em análise de negócios

A certificação PMI-PBA® dá destaque a seus conhecimentos em análise de negócios. Ela enfoca a sua habilidade de trabalhar efetivamente com as partes interessadas para definir os requisitos do negócio, moldar o resultado de projetos e conduzir os resultados de negócios ao sucesso.

A demanda é crescente por profissionais com conhecimentos em análise de negócios. O número de vagas relacionadas à análise de negócios tem previsão de aumentar 19% até 2022, de acordo com o Bureau of Labor Statistics dos EUA. Essa pesquisa indica uma necessidade em crescimento por profissionais qualificados.

Realizar análise de negócios em projetos e programas permite que as organizações implementem mudanças desejadas e atinjam os objetivos estratégicos.

Como a análise de negócios está relacionada ao sucesso dos projetos?

A análise de negócios auxilia você a trabalhar com as partes interessadas para definir os requisitos de negócio para que você possa moldar o resultado de projetos e conduzir os resultados de negócios ao sucesso. Dependendo da estrutura da organização, a análise de negócios pode se tornar uma função dedicada ou híbrida, em que uma pessoa desempenha múltiplas funções. Independentemente de quem desempenhá-la, gerenciar requisitos é fundamental para o sucesso global dos projetos.

Qual o perfil do candidato à certificação?

Analistas de negócios que trabalham em projetos e programas, bem como gerentes de projetos e programas que realizam análises de negócios como parte de seu trabalho.

Pré-requisitos

Os candidatos a credencial PMI-PBA® devem obedecer aos seguintes pré-requisitos:

Para quem é formado no ensino superior:
– 35 horas de educação em análise de negócios inclui cursos, palestras, eventos, etc.)
– 4.500 horas (3 anos) de experiência em análise de negócios adquiridas nos últimos 8 anos
– 2.000 horas trabalhando em equipes de projetos*

ou

Quem completou o ensino médio:
– 35 horas de educação em análise de negócios (inclui cursos, palestras, eventos, etc.)
– 7.500 horas (5 anos) de experiência em análise de negócios adquiridas nos últimos 8 anos
– 2.000 horas trabalhando em equipes de projetos*

*O requisito de experiência de projetos pode ser incluído nas 4.500/7.500 horas de experiência em análise de negócios. Certificados PMP® ou PgMP® satisfazem este requisito automaticamente.

Processo de Inscrição

O primeiro passo é preencher e submeter o formulário on-line no website http://certification.pmi.org, no qual o candidato informa seus dados pessoais e fornece detalhes sobre sua experiência profissional. O formulário deve ser enviado em até 90 dias a partir do início de seu preenchimento.

Após o envio, em até 10 dias, o PMI® avalia os dados enviados e permite que o candidato faça o pagamento.

A etapa seguinte é o agendamento do exame, até 1 ano depois da inscrição ter sido aceita.

Exame

O exame é composto por 200 questões de múltipla escolha (25 são “pré-teste”, não identificadas, aleatoriamente distribuídas e não afetam a pontuação). O tempo para realizar o exame é de 4 horas, sem intervalos. Por enquanto, o exame está disponível somente em Inglês.

Local do Exame

Em Curitiba, São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte e Recife é possível realizar o exame on-line, nos centros da Prometric, em qualquer dia.

Os exames também podem ser feitos em papel em Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza, Manaus, Salvador e Vitória em 4 datas anuais pré-definidas.

Conteúdo do exame

As questões são baseadas no PMI-PBA Examination Content Outline.

Domínio Tarefas Percentagem
1 – Avaliação de Necessidades 5 tarefas 18%
2 – Planejamento 6 tarefas 22%
3 – Análise 8 tarefas 35%
4 – Rastreamento e Monitoramento 5 tarefas 15%
5 – Avaliação 4 tarefas 10%
Total 100%

Taxas

A inscrição para o processo de certificação, no exame em papel, custa US$ 200 para membros do PMI. O valor para não membros é de US$ 400. Exames em computador custam US$ 405 e US$555, respectivamente,

Auditoria

Após o pagamento é possível que a inscrição seja selecionada pelo processo de auditoria. Cerca de 10% das candidaturas para a certificação passam por um processo de auditoria. Nesse caso o candidato é notificado por e-mail e deve enviar pelo correio os seguintes documentos em até 90 dias:

– Cópia do diploma
– Assinatura (em documento enviado pelo PMI) dos gerentes ou supervisores dos projetos informados
– Fotocópias dos certificados de cada curso feito ou evento que participou para completar as 35 horas

Reexame

Durante o período de elegibilidade de um ano é possível fazer o exame até três vezes. As taxas para refazer o exame na segunda e na terceira vez são US$ 150 para membros do PMI e US$ 300 para não membros (exame em papel).

Recertificação

O processo de recertificação visa manter os credenciados atuantes. É preciso reportar 60 PDU´s (professional development units) em tópicos de gerenciamento de riscos a cada ciclo de três anos.

Leia mais aqui sobre o processo de recertificação

Obs.: Se você já possui uma credencial do PMI, como PMP®, por exemplo, você pode usar as PDUs obtidas para manter a certificação PMI-RMP®, e vice-versa.

Referências e leituras complementares

Seguem algumas dicas para sua preparação para o processo de certificação

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