Uma pergunta que tenho recebido muito recentemente é “Devo fazer o exame PMP® ou o exame PMI-ACP®?”

Há um padrão de fato, que é a certificação Project Management Professional (exame PMP), uma das principais certificações de gerenciamento de projetos em todo o mundo. Não é que você não possa ser um gerente de projeto se não tiver essa credencial. Claro que você pode, e  deve, tentar se tornar um gerente de projeto mesmo sem uma certificação. Agora, o que a certificação PMP demonstra é que você tem habilidades altamente desejáveis ​​que a maioria dos empregadores está procurando (e pode ser uma justificativa para um solicitar aumento!).

O mercado

Temos visto uma dramática escassez de mão de obra e a crescente demanda por gerentes de projeto qualificados em vários setores. A maioria das empresas que estão contratando está dizendo que se sente confortável com o treinamento no local de trabalho. O que eles estão dizendo é: vamos treinar você!

A número 1

Tanto a certificação PMP quanto a PMI-ACP agregam valor. Porém, a certificação PMP é o número um porque ter essa credencial de PMP vai colocar seu currículo no topo da pilha, conforme você se inscreve para essas posições de mão de obra qualificada que agora estão prontamente disponíveis. A credencial PMP é uma certificação independente de gerenciamento de projeto que demonstra que o gerente de projeto é altamente qualificado nos domínios de Pessoas, Processo e ambiente de negócios e as últimas atualizações do exame PMP de janeiro de 2021 incluem a representação de métodos de desenvolvimento preditivos e ágeis. Então, meio que ‘tem tudo’ em termos de aplicabilidade na indústria.

Independentemente do tipo de gerenciamento de projeto que você faz, você não pode perder obtendo a certificação PMP. Por outro lado, talvez você esteja precisando de um mergulho mais profundo nas abordagens Ágeis ou talvez precise demonstrar um amplo conhecimento de Ágil, então queremos falar sobre Agile Certified Practitioner ou Exame PMI-ACP®. Este é mais voltado para olhar para o profissional do gerente de projeto e sua capacidade de prosperar em ambientes ágeis.

Sabemos que as organizações que experimentam altos níveis de mudança são muito bem atendidas pelo uso de métodos adaptativos que respondem às mudanças na dinâmica do projeto, permitindo que o cliente mude os requisitos de entrega de produtos de forma incremental, mesmo utilizando equipes distribuídas globalmente e virtuais.

Essas organizações desejam líderes servidores experientes ou scrum masters, portanto, esta certificação pode ser melhor para alguém que está em uma equipe scrum ou deseja estar em uma equipe scrum ou cuja organização já está em transição de preditiva para usar métodos incrementais e ou iterativos.

Para potenciais empregadores que estão olhando para o seu currículo, eles olham para a certificação PMP e teoricamente podem dizer “OK, ótimo, essa pessoa é um gerente de projeto experiente, ele têm exposição ao Ágil e ele têm exposição ao ciclo tradicional, com uma credencial reconhecida globalmente, que confirma sua experiência”.

E o ágil?

Mas e se eles precisarem de mais do que isso? Gosta de profunda experiência de banco de dados ágil e certificações ágeis? Talvez a organização esteja procurando por alguém que já esteve nas trincheiras com o desenvolvimento ágil de projetos, trabalhando com desenvolvedores, fazendo reuniões diárias, etc, então a PMI-ACP é a credencial que eles podem querer que o candidato ao emprego tenha.

Assim, a PMI-ACP poderia ser uma certificação independente ou, além da credencial PMP, pois inclui um mergulho mais profundo nos conceitos ágeis como Kanban, Lean, Programação Extrema, Desenvolvimento Orientado a Testes, etc. Todos esses métodos diferentes seguem os mesmos valores e princípios ágeis e podem ser ferramentas muito poderosas para o praticante no dia-a-dia de projetos.

Conclusão

Portanto, se você não tem nenhuma certificação, primeiro deve buscar a certificação PMP. Todos sabem o valor da credencial PMP, e muitas vezes ela é vista como uma base sobre a qual construir outro conhecimento ou obter outras certificações, como o Exame PMI-ACP. No final das contas, não importa se você faz um antes do outro tecnicamente, mas – a maioria das pessoas tende a fazer o PMP como certificação fundamental ANTES da PMI-ACP. Mas você deve saber que ambas as credenciais agregam um enorme valor à sua carreira, à organização para a qual atua e à sua comercialização e potencial de crescimento.

Para entender mais sobre as qualificações para fazer qualquer um dos exames, consulte a tabela abaixo e, se precisar de ajuda para decidir qual credencial é a certa para você.

Categoria PMP PMI-ACP
Elegibilidade “Um diploma de quatro anos com 3 anos de experiência em gerenciamento de projetos” ou “Um diploma do ensino médio com 5 anos de experiência em gerenciamento de projetos”

35 horas de contato de treinamento em gerenciamento de projetos

”Um grau secundário com 8 meses de experiência em projetos ágeis e 12 meses de experiência em projetos gerais”

21 horas de contato de treinamento em práticas ágeis

Detalhes do exame 180 questões (principalmente múltipla escolha) e exame de 230 minutos 120 questões de múltipla escolha e exame de três horas
Materiais de referência PMBOK6, PMBOK7, Guia de Prática Ágil etc. Guia de prática ágil etc.
Taxa do exame USD 555 (não membro do PMI)

USD405 (membro do PMI)

USD495 (não membro do PMI)

USD 435 (membro do PMI)

Área de Foco Preditivo, Ágil, Híbrido Somente Ágil
Processo de Renovação 60 unidades de desenvolvimento profissional (PDUs) em gestão de projetos técnicos, liderança e tópicos de negócios a cada três anos 30 unidades de desenvolvimento profissional (PDUs) em tópicos ágeis a cada três anos