Prêmio Projeto do Ano

Nos últimos três anos tenho tido a oportunidade de participar do comitê de avaliação dos projetos visando escolher o Projeto do Ano, uma promoção da Revista Mundo Project Management com a FGV.

Além de ser concedido ao Projeto do Ano, é também premiado  oProjeto Inovador do Ano e Projeto Acadêmico do Ano, sendo premiado tanto o gerente do projeto quanto a empresa que o realizou.

Na categoria Projeto do Ano o vencedor foi o consórcio CCPR (Camargo Corrêa e Promon Engenharia), pelo projeto de construção da planta de Coqueamento Retardado na refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR). Silvio Luiz Zen foi o gerente do projeto. O segundo colocado foi o projeto de integração do Banco Santander Brasil com o Banco Real e o terceiro colocado foi o projeto do Sistema de Teleférico no Complexo de Favelas do Alemão no Rio de Janeiro, conduzido pela Construtora Odebrecht. Na categoria Projeto Inovador o vencedor foi o projeto de Logística Reversa da empresa T-Gestiona.

Já na categoria Projeto Acadêmico do Ano, exclusivo para trabalhos da FGV, o projeto escolhido foi  o Project Sustainability Management (Gerenciamento de Sustentabilidade do Projeto), uma nova área do conhecimento para o Construction Extension to the PMBOK® Guide, com base na norma LEED-NC. Posteriormente tive a oportunidade de orientar os alunos sobre como submeter o trabalho para apreciação do PMI.

A abertura da cerimônia de premiação contou com palestra proferida pelo professor Darci Prado sobre maturidade em gerenciamento de projetos. Segundo um estudo citado por Prado, conduzido por Brian Hobbs, os PMOs necessitam de pelo menos de dois anos para fornecer retorno efetivo, uma vez que este seria o período necessário para levantar as boas práticas e disseminá-las na organização. Nos Estados Unidos e Canadá a maioria dos PMOs pesquisados foi formada há menos de dois anos.  Isso pode explicar a razão pela qual, durante a recente crise financeira, várias empresas escolheram fechar escritórios de projetos (PMOs) e a realocar gerentes de projetos para outras áreas.

A avaliação de maturidade em gerenciamento de projetos que tem sido conduzida por Prado parece corroborar a visão de Hobbs ao mostrar que as organizações que utilizam boas práticas de gerenciamento de projetos obtém uma pontuação maior na avaliação. Ou seja, a persistência no uso das boas práticas em gerenciamento de projetos aumenta a maturidade da organização e então seu valor agregado fica claro para a organização.