Relato (lições aprendidas) do exame PMP – Rodrigo

Por | 2018-05-11T13:50:27+00:00 30/01/2018|0 Comentários  |  Download PDF Versão em PDF  |  Imprima esse artigo Imprima esse artigo

Prezado(a)s,

Compartilho com vocês um relato da minha trajetória até a certificação PMP. No mês de setembro de 2017 comecei a minha preparação ao me inscrever no curso preparatório do Prof. Mauro Sotille da PM Tech.

Um dia antes de começar as aulas, fiz um simulado da prova CAPM (150 questões), apenas para ter uma ideia inicial de como estavam os meus conhecimentos antes de iniciar as aulas. Por mais que a prova CAPM e a prova PMP possuam suas diferenças, achei interessante começar com uma prova menor. Utilizei o score obtido neste primeiro simulado apenas para ter uma primeira noção das áreas de conhecimento que eu deveria aprimorar durante o curso.

Na metade do curso da PM Tech, eu fiz o primeiro simulado completo da prova PMP, o qual utilizei como baseline para identificar as principais lacunas de conhecimento. Me programei para fazer dois simulados por mês (semana sim e semana não), enquanto eu passava o resto da semana lendo o PMBoK e/ou anotações de aula.

Recomendo a leitura do PMBoK, pois ele ajuda a reforçar o “PMIsmo” exigido no exame. Todavia, caso você ache a leitura do PMBoK muito maçante, recomendo o livro da Rita Mulcahy (Preparatório para o Exame PMP 8ª edição). Sem dúvidas, esse livro me ajudou muito a rever lacunas de conhecimento que ficaram entre os simulados que eu realizei. A linguagem é muito didática e os exercícios de fixação no final de cada seção auxiliam a memorizar conceitos importantes que podem passar despercebidos durante a primeira leitura.

Quando eu obtive score próximo a 80% nos simulados PM Tech eu agendei o meu exame para Curitiba. Nas últimas semanas antes da prova, intensifiquei a minha preparação através dos simulados. Realizei todas as oito (08) provas da PM Tech.

Um dia antes da prova eu viajei para Curitiba, a fim de fazer uma “concentração” no hotel. Revisei questões que eu havia errado em outros simulados e do livro da Rita Mulcahy, além de fazer a releitura de capítulos que eu havia sinalado como importantes para revisar antes do exame.

No dia do exame. A interface do software do exame é parecida com o simulador da PM Tech, porém para quem optar com o auxílio de linguagem (language aid), o ambiente da prova é dividido por uma linha horizontal centrada no meio da tela, aonde o retângulo superior terá a questão em português e o retângulo inferior terá a questão em inglês. Isso me deixou desconfortável, pois levei um tempo para me acostumar com essa interface.

Além disso, a cada 10min, o aplicador do exame entrava na sala para averiguar se tudo estava OK (isso é um procedimento básico que eles informam antes de você entrar no ambiente da prova). O entra e sai da sala acabou me atrapalhando no início, mas depois acabei por me acostumar. Finalizei o exame faltando menos de 5 min para o término do tempo, logo recomendo que vocês controlem bem o tempo durante o estudo em casa.

Resumo de dicas importantes

  • Aconselho ler o PMBoK para ter uma noção do “PMIsmo” exigido no exame. Recomendo, se possível, a leitura de um capítulo de PMBoK intercalado com um capítulo do livro da Rita Mulcahy, pois isso vai ajuda-los a entender bem cada seção.
  • Conforme mencionei acima, além da leitura do PMBoK, recomendo fortemente a leitura do livro Preparatório para o Exame PMP da Rita Mulcahy. A linguagem é muito didática e possui uma lista de exercícios complementares no final de cada capítulo que me ajudaram muito. Recomendo fazer esses exercícios após já terem realizados alguns simulados da prova PMP.
  • Fazer os simulados do simulador da PM Tech. Sem dúvidas, isso foi fundamental para eu estar preparado para o exame.
  • Controle o seu tempo quando você for fazer os simulados. Eu estava terminando as provas simuladas em aproximadamente 3h30, ou seja, eu ainda tinha 30 min para fazer e/ou revisar a prova. Quando eu fiz o exame real, devido ao nervosismo com a interface diferente, e as idas e vindas do fiscal de prova dentro da sala, que atrapalhava a minha concentração, finalizei o exame faltando menos de 5min para a entrega. Logo, fiquem atentos ao tempo que vocês estão levando nos simulados!

Boa sorte para todos que forem realizar a prova!

Fico à disposição.

Abraços e boa sorte!

Artigos Relacionados

Deixar Um Comentário