Ícone do site PM Tech Blog

Relatório detalhado do PMI Pulse of the Profession® 2018

O Project Management Institute (PMI) divulgou hoje o relatório detalhado Pulse of the Profession®: O gerente de projeto do futuro: desenvolvendo habilidades de gerenciamento de projetos em era digital para prosperar em tempos disruptivos (The Project Manager of the Future: Developing Digital-Age Project Management Skills to Thrive in Disruptive Times).

Com base na visão de organizações inovadoras, pesquisas recentes descrevem habilidades críticas para quem gerencia projetos e comportamentos que os empregadores terão que demonstrar para enfrentar os desafios de negócios atuais trazidos pelas tecnologias disruptivas. O relatório destaca quais serão as habilidades e competências mais demandadas, discute o futuro da colaboração e aborda as possíveis mudanças na cultura profissional que podem ser necessárias, devido ao ambiente de trabalho em mudança.

As principais conclusões do relatório

As organizações podem garantir que sua força de trabalho tenha o domínio dessas habilidades, incorporando-as ao processo de recrutamento, bem como investindo em treinamento e desenvolvimento profissional. De fato, o relatório indica que as empresas inovadoras são altamente eficazes no recrutamento e na contratação de gerentes de projetos com as habilidades necessárias para levar a organização adiante em um ambiente digital. E três quartos das empresas inovadoras consideram suas organizações altamente eficazes no treinamento de gerentes de projetos.

Ações para empregadores

Para gerenciar efetivamente a mudança, o relatório descreve várias melhorias internas de processos nas quais as organizações devem se concentrar:

“Os líderes de projeto estão se tornando ainda mais essenciais à medida que as organizações continuam a reconhecer que a estratégia é implementada por meio de projetos e programas”, disse Mark A. Langley, presidente e diretor executivo do PMI. “Hoje, mais do que nunca, as organizações precisam de líderes de projetos com capacidade de aprender e acompanhar o ritmo da tecnologia. Como a tecnologia disruptiva os libera das tarefas rotineiras, como o agendamento e a coleta de requisitos, o papel do líder do projeto está se expandindo para ser um inovador, um conselheiro estratégico, um comunicador, um grande pensador e um gerente versátil ”.

A pesquisa PMI Pulse of the Profession® foi conduzida on-line pela Forrester Consulting para o PMI, entre 469 profissionais de RH que contratam, dirigem, supervisionam e / ou treinam funcionários que trabalham em projetos ou programas, além de 523 líderes de projeto. Os profissionais de RH são gerentes ou de nível superior em organizações de médio a grande porte. Os entrevistados estavam nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, França, Alemanha, China, Índia e Austrália. A Forrester Consulting também conduziu entrevistas detalhadas em nome do PMI com seis profissionais de RH e 10 líderes de projetos.
Sair da versão mobile