Canvas – Planejando projetos sem burocracia


O que é o Canvas ?

O canvas é uma linguagem compartilhada utilizada para descrever, visualizar, avaliar o que se quiser. Em 2010, idealizado por Alexander Osterwalder, surgiu o Business Model Canvas, um mapa visual, em um formato de um quadro, muitas vezes trabalhado em folha A1 com o uso de post-it, com divisões a serem preenchidas referentes a pontos chave.

Atualmente existem centenas de modelos de canvas, cada um adaptado para uma necessidade diferente, como por exemplo o PROJECT CANVAS, desenvolvido na Dinamarca por uma equipe de gerentes de projetos que buscam um modelo que permite também a colaboração entre equipes.

Como o canvas pode ser aplicado ao gerenciamento de projetos?

O canvas é uma ferramenta que pode ser utilizada para apoiar o gerenciamento de projetos, sem o preenchimento de inúmeros documentos e sem burocracia. Ela é ideal para ambientes que querem aprimorar sua capacidade de planejamento, mas que se caracterizam por inovação, alta dinâmica, vários projetos em paralelo e que buscam uma alternativa às ferramentas tradicionais.

O canvas ajuda a concentrar-se nos dados essenciais  e permite que a equipe toda participe da concepção do projeto.

É ideal para ambientes que querem aprimorar sua capacidade de planejamento mas que se caracterizam por inovação, alta dinâmica dos negócios, muitos projetos em paralelo e nos quais soluções rígidas e engessadas não se aplicam.

O canvas concentra-se no essencial, a alma do projeto e permite com que as partes interessadas participem da concepção do plano. Além de ser utilizado no planejamento de projetos, o modelo se aplica também ao planejamento de programas e portfolios.

A aplicação desta ferramenta é adequada a todos os tipos de projeto, não sendo focada em projetos de alguma área especifica.

Roteiro do Workshop

  1. Metodologias de gestão (tradicionais, ágeis e híbridas)
  2. As partes interessadas e o plano de gerenciamento do projeto
  3. Problemas típicos no projetos
  4. Processos e áreas do gerenciamento de projetos
  5. Apresentação do canvas
  6. Concepção do projeto com uso do canvas
  7. Diferentes versões de canvas:Canvas para gerenciamento de portfólioCanvas para escritórios de projetos
  8. Canvas para gerenciamento de riscos
  9. Canvas para gerenciamento de programas
  10. Design thinking e canvas

Turmas de canvas aplicado à projetos na PM Tech

Próximo curso de canvas em Porto Alegre

Clique aqui para mais informações

 

Colaborador PM Tech

A PM Tech é um provedor oficial de treinamentos (R.E.P) do PMI e consultoria em gerenciamento de projetos, PMO, metodos ágeis e gestão de riscos.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInGoogle PlusFlickr

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>