Aqui estão listados livros e guias sobre preparação para a certificação PMP® do Project Management Institute (PMI).  Também coloquei links para as resenhas de livros que foram postadas no blog.

Guias para a Certificação PMP: Lista na Amazon com títulos encontrados no mercado para quem quer se preparar para a certificação PMP.

Entre os vários títulos disponíveis no mercado, aqui vão meus comentários sobre alguns dos melhores:

Um Guia Do Conhecimento Em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) – Sexta Edição. A bíblia. O Guia PMBOK® é o principal recurso no qual o exame é baseado. Você recebe um arquivo em PDF contendo o Guia PMBOK® quando você se torna membro do PMI. Se você preferir ler de um livro ao invés de seu monitor, então você deve adquiri-lo. A maior parte das pessoas acha o Guia PMBOK® um pouco chato de ler.

Leia a resenha desse livro

   
PMP Exam Prep: Rita’s Course in a Book for Passing the PMP Exam, Oitava edição, de Rita Mulcahy.

É um dos livros mais populares. Não é um livro para se aprender gerenciamento de projetos, e sim um livro para passar no exame. O livro pode ficar difícil de ler devido ao excesso de conteúdo nas páginas e, embora apresente o exame como mais difícil do que ele realmente é, fornece boas dicas relacionadas aos conceitos nos quais o candidato deve se concentrar e sobre quais tipos de questões esperar. Algumas áreas carecem melhores explicações (como caminho crítico, por exemplo). Se você conseguir suportar a postura soberba dos atuais autores (a Rita faleceu em 2011, porém o estilo de escrita não mudou) e o tom negativo (“modos de falhar” e “você faz isso em seus projetos? Se não, melhor estudar mais, pois você tem maus hábitos”) até o final, é um bom guia. Note que as questões apresentadas são diretas, diferentes das do exame, que são situacionais. Ou seja, estão desatualizadas.

Leia a resenha desse livro

   
Use a Cabeça! PMP (Head First PMP: A Brain-Friendly Guide to Passing the Project Management Professional Exam), quarta edição, de Andrew Stellman e Jennifer Greene.

Apresenta os conceitos de gerenciamento de projetos de um modo leve e interessante. Não é um livro tradicional, uma vez que faz um uso não convencional de ilustrações e fotografias.

Os projetos utilizados (fazer uma sala, organizar um casamento) são fáceis de entender.

Leia a resenha desse livro

   
Gerência de Projetos. Guia Para o Exame Oficial do PMI, nona edição, de Kim Heldman.

Um livro extremamente bem escrito, bastante abrangente, muito detalhado e que conta com boas questões práticas. Não é um livro fácil de ler. O livro é bastante extenso, tem cerca de 600 páginas e mais duas horas de áudio no CD que vem incluso, com muitos detalhes e dicas do exame.

Leia a resenha desse livro

   

 

The PMP Exam: How to Pass On Your First Try, sexta edição, de Andy Crowe, 2018. Uma boa alternativa depois que o livro da Rita ficou defasado. Cobre os principais conceitos em linguagem clara. Se você acha que o Guia PMBOK® é muito denso e difícil de entender, então este livro pode ser sua fonte primária de material para o exame. O livro inclusive é organizado como o Guia PMBOK®. Conciso, fácil de ler e com muitas questões práticas.  É possível acessar material constantemente atualizado com o cartão de código que acompanha o livro.

Leia a resenha desse livro

 
CAPM/PMP Project Management Certification All-in-One Exam Guide, quarta edição, de Joseph Philips, 2013. O livro cobre tudo que você necessita saber para o exame. Bastante abrangente. Note que este não é um livro de dicas para o exame e sim um modo de você entender mais facilmente o Guia PMBOK®. Talvez nem seja necessário ler o Guia PMBOK® após ler este livro.

Baixe AQUI um documento .pdf com a lista completa de livros para a certificação PMP.