Um Guia do Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) é a principal publicação do PMI e é um recurso fundamental para o gerenciamento de projetos em qualquer setor.

Ao longo dos anos, o guia passou por diversas revisões. Quando eu comecei a usar o Guia PMBOK®, há quase 20 anos, seu tamanho era de aproximadamente 1/4 do tamanho atual e necessitávamos usar várias outras referências no dia-a-dia.

O Guia PMBOK® de hoje é um animal muito diferente. A sexta edição é um guia extremamente valioso sobre como executar projetos com sucesso. Embora eu ainda use outras referências em minha biblioteca profissional, o guia agora é o principal para obter orientação para várias iniciativas de gerenciamento de projetos. E foi atualizado para refletir as melhores práticas em gerenciamento de projetos.

O guia traduzido tem 762 páginas (!) um substancial aumento em relação à 5a edição, que tinha 617 páginas.

Ao longo dos últimos anos, mais e mais partes interessadas pediram conteúdo sobre métodos ágeis. É por isso que informações sobre práticas ágeis foram acrescentadas na sexta edição, ao lado de abordagens tradicionais.

Guia Ágil

Além disso, foi criado um novo Guia Prático Agile em parceria com a Agile Alliance®. Os dois guias se complementam como uma ferramenta que permite a abordagem correta para cada projeto.

Traduções

O Guia PMBOK® – Sexta edição e o Agile Practice Guide estão disponíveis em inglês e em 11 idiomas adicionais, incluindo português brasileiro.

Como obter os guias

Atualmente os filiados do PMI podem baixar gratuitamente o Guia PMBOK® – Sexta Edição (em inglês) juntamente com o Guia Ágil.  As duas edições vêm no mesmo arquivo .pdf, com 978 páginas.

A seguir algumas referências onde se pode adquiri-los:

Link para adquirir o Guia Ágil avulso em Português no Mercado Livre (R$100,00)

 

Outras Informações

Clique aqui e saiba mais sobre o novo Guia PMBOK® 6a edição.

Clique aqui e conheça o Agile Practice Guide.