Certificação Professional Scrum Master (PSM I)

certificacao-psm

Neste artigo apresento um guia completo sobre como se inscrever e passar no exame PSM I – a certificação Professional Scrum Master da Scrum.org.

A certificação Professional Scrum Master está disponível no Scrum.org para todos os que possuem um certo nível de conhecimento – não apenas para aqueles que fizeram um curso. A única exigência para aprovação é realizar a avaliação online no Scrum.org. A avaliação é feita somente em Inglês.

Há dois níveis de certificação: As certificações Professional Scrum Master I (Intermediário) e II (Avançado). Este guia refere-se à certificação PSM I.

Resumo:

  • Certificação: Professional Scrum Master I (PSM I)
  • Provedor: scrum.org
  • Língua: Inglês
  • Número de perguntas: 80
  • Limite de tempo: 60 minutos
  • Tipo de perguntas: múltipla escolha (com uma ou mais respostas corretas) e verdadeiro/falso
  • Pontuação para passar: 85% (é necessário acertar 68 questões de 80 dadas)
  • Com consulta: Sim
  • Preço: 150 dólares americanos
  • Pré-requisito: nenhum
  • Precisa de renovação: não

 

A certificação PSM I é valorizada?

Sim, essa certificação é altamente valorizada pela Comunidade Agile e não é cara. Na minha opinião, é a melhor certificação exclusivamente de Scrum. Se você quer uma certificação que alie outros métodos ágeis, então recomendo a PMI-ACP®.

Dentre as características do exame PSM I estão:

  • As perguntas do exame são de boa qualidade, ao contrário de alguns outros exames onde algumas perguntas não fazem sentido ou não têm qualquer resposta completamente correta;
  • Não é tão comercial como algumas outras certificações: você não precisa fazer cursos credenciados e o auto-estudo é aceito. Além disso, não é uma certificação cara;
  • Você aprende algo realmente valioso quando estuda para o exame, ao contrário de algumas outras certificações Scrum que apenas lhe forçam a memorizar um grande conjunto de tópicos sem correlação.

 

Como se preparar e passar no exame PSM I

A melhor maneira de passar no exame PSM I, é aprender bem o framework Scrum e entendê-lo. Porém, você não precisa ser um especialista no assunto. Esta é uma certificação de nível básico a intermediário. Estude bastante, obtenha motivação passando no exame, receba o certificado e continue aprendendo. Pense em futuramente, depois deste, fazer o exame PSM II (mais difícil).

A seguir apresento um roteiro de 10 passos para aprendizagem e aprovação no exame:

  1. Compreensão básica: se você não estiver familiarizado o suficiente com Scrum, comece a aprender. Use a internet (sites como Scrum Training Series) e pesquise. Há vários vídeos no You Tube que podem lhe auxiliar (a maioria em Inglês) Lembre-se que algumas das coisas que você aprende podem não ser 100% compatíveis com o exame PSM I. Use esse passo para obter uma compreensão geral.
  2. Leia o Guia do Scrum em Português. Baixe o Guia do Scrum em Português (gratuito) escrito por Ken Schwaber e Jeff Sutherlande e leia com muito cuidado. O guia do Scrum é uma diretriz de apenas 16 páginas que contém a teoria e a definição de Scrum. Você deve compreender a razão por trás de cada frase e não apenas decorar.
  3. Faça um curso sobre Scrum, com um instrutor que já tenha passado no exame, como o curso Gerenciamento Ágil de Projetos com Scrum, da PM Tech. Nesse treinamento são abordados temas do dia-a-dia de projetos. Obs.: Note que os cursos focados na antiga certificação CSM – Certified Scrum Master não são adequados, pois não usam a mesma terminologia da Scrum.org.
  4. Pratique em seus projetos. Como o exame de certificação é focado em experiências diárias com Scrum, praticar vai ajudar a consolidar seu conhecimento. Se você não puder aplicar o que aprendeu, pelo menos tente imaginar como você poderia aplicar o conhecimento e quais são os desafios que você precisa resolver.
  5. Leia o Guia do Scrum em inglês. Este passo é importante para que se sinta confortável com a terminologia utilizada, uma vez que o exame é aplicado apenas em língua inglesa.
  6. Acesse os fóruns de discussão. Se você não entender uma coisa, entre nos fóruns Scrum.org e se você não encontrar a resposta nos tópicos existentes, faça a sua pergunta. Geralmente, você pode receber boas respostas dos membros do fórum. Embora não seja permitido colocar questões do exame real nos fóruns, você vai ter contato com outras pessoas que já fizeram o exame e tiveram as mesmas dúvidas que você.
  7. Leia o e-book The Scrum and XP from the Trenches (gratuito).
  8. Prepare um conjunto de flashcards sobre responsabilidades do Scrum. É interessante fazer isso você mesmo, em vez de baixar de algum website. Use o Guia do Scrum e o conteúdo dos fóruns na Scrum.org para isso. Note que mais de 60% das questões do exame se relacionam com funções e responsabilidades. Revise os cartões várias vezes por dia e continue adicionando novos cartões quando você aprender mais. Tente raciocinar sobre as respostas, em vez de memorizar. Um bom software para gerenciamento de flashcards é Anki, e existem versões para vários sistemas operacionais, incluindo smartphones.
  9. Busque outras literaturas. Lembre-se que não há nenhum recurso único que cubra 100% do que você precisa saber para o exame. Então, você terá que estudar diversas fontes e, ainda assim não vai ter certeza se sabe tudo. Confira a lista de livros recomendados pela Scrum.org para o exame PSM I. Você não precisa ler todos eles: escolha apenas alguns que parecem mais interessantes para você e comece a aprender com eles. Um livro (e-book) interessante é ‘A Guide to the SCRUM BODY OF KNOWLEDGE (SBOK™ GUIDE)’. Se possível, leia também o Manual de treinamento de Scrum Master. Ambos são gratuítos
  10. Faça a avaliação gratuita Scrum Open da Scrum.org. Além de  gratuita, você pode fazer tantas vezes quanto você quiser. As questões do exame PSM são muito semelhantes às questões da avaliação aberta. A avaliação aberta sempre mostra 30 questões aleatórias (dentre as 40 disponíveis na base de dados), assim você vai ficar bem treinado e saberá mais sobre o estilo das questões. Tente aprender com as respostas erradas, buscando saber a razão pela qual estão erradas. Após a avaliação aberta todas as questões são discutidas e revisadas. Se ainda tiver dúvidas, verifique as respostas erradas com guia do Scrum e fóruns Scrum.org e certifique-se que você aprendeu em vez de memorizar. Repita a avaliação algumas vezes até que você esteja familiarizado com todas as 40 questões existentes. Entre 10 e 15 destas questões devem aparecer no seu exame real. Depois de fazer a avaliação gratuita umas dez vezes e acertar a todas as questões você estará preparado para fazer o exame real.

 

Inscrição e logística do exame PSM I

  1. Registre-se para a avaliação desejada usando este link e pague a taxa de 150 dólares usando seu cartão de crédito. Você vai receber um e-mail com uma senha, dentro de um ou dois dias;
  2. Você tem 14 dias para fazer o exame;
  3. Reserve 60 minutos de tempo;
  4. Use a senha que lhe foi passada para a acessar o site indicado no e-mail e começar a avaliação;
  5. A Scrum.org recomenda usar o Firefox ou Google Chrome para fazer o exame, porque eles são mais confiáveis para o site de testes deles;
  6. Tente fazer o exame em sua casa, com seu computador, porque seu empregador ou uma organização pode ter elevada privacidade ou configurações de firewall que são conflitantes com seu exame;
  7. Garanta que uma conexão de internet segura está disponível antes de iniciar seu exame. Se você perder a conexão à internet no meio do exame, você pode voltar para a página de exame e continuar. Mesmo que você fique muito tempo sem conexão de internet, é possível continuar mais tarde.
  8. Ao fazer o teste, tome nota das questões que você levou muito tempo para responder ou que você achou muito desafiadoras. Isto irá ajudá-lo a estudar em caso de necessidade de refazer o exame mais tarde. Lembre-se de que você pode refazer a avaliação por apenas US $150 a mais.
  9. Após o exame você não recebe um relatório das questões que você não acertou corretamente, porém recebe um relatório consolidado das áreas com seu percentual de acertos em cada uma das áreas: Scrum Framework, Scrum Theory and Principles, Cros Funcional, self-organizing teams e Coaching and Facilitation.

 

Dicas para passar no exame PSM I

  • A pontuação exigida para passar é alta (85%, é necessário acertar 68 questões de 80 dadas), porém não esqueça que o exame pode ser feito com consulta.
  • Pesquise somente quando necessário: embora o exame seja com consulta, encontrar a resposta certa para algumas questões pode ser demorado. A menos que seja um pergunta muito específica, como “Qual é a duração da retrospectiva em um Sprint de um mês?”, e você sabe exatamente onde encontrar a resposta, o melhor é não tentar fazer pesquisas on-line durante o exame. Como você tem 80 questões para resolver em 60 minutos, a pesquisa pode te atrasar e deixar nervoso, e como as questões se referem a decisões diárias, você provavelmente não vai encontrar respostas em programas de busca na internet.
  • Memorizar não ajuda. Evite decoreba. Uma boa compreensão ajuda você a responder corretamente perguntas que nunca viu antes. Pense sobre a razão das coisas serem como são e o que acontece se não for assim; verifique como uma regra está ligada a outras regras, e como estas criam um conjunto completo.
  • Cuidado com palavras que alteram o sentido da frase: às vezes você não presta atenção suficiente a algumas palavras e responde as questões incorretamente. Sempre leia a questão com atenção, palavra por palavra. Certifique-se também de que leu todas as respostas antes de escolher uma.  Alguns exemplos:
    • Questões que contém “não” ou “exceto”: algumas questões perguntam, por exemplo, “qual das seguintes não é parte de…”, muitos não leem a palavra “não” e escolhem a resposta errada. Então, tenha cuidado para não deixar de ver essas palavras-chave.
    • Cuidado com “deve (should) vs poderia (could)”: por exemplo a frase “Product Owner could attend the Daily Scrum” é verdadeira, enquanto a frase “Product Owner should attend the Daily Scrum” é falsa. Certifique-se de que você esteja atento.
    • Cuidado com “assistir (attend) vs participar (participate)“: por exemplo, a frase “Product Owner can attend the Daily Scrum” é verdadeira, enquanto a frase “Product Owner can participate in the Daily Scrum” é falsa.
  • Cuidado com perguntas de resposta múltiplaalgumas questões pedem que você escolha respostas múltiplas. Algumas pessoas simplesmente não prestam atenção e escolhem somente uma resposta. Todas as questões de resposta múltipla usam caixas de seleção em vez de botões de rádio; habitue-se a prestar atenção a isto fazendo uma verificação. Se sobrar tempo, é uma boa ideia gastar alguns minutos no final do exame passando por todas as questões e checando para ver se você escolheu várias respostas onde isso é necessário.
  • Cuidado com as ideias pré-concebidas. Se você tem experiência usando Scrum, talvez você não esteja fazendo isso corretamente. A Scrum.org faz muitas perguntas sobre os comportamentos errados comuns em projetos Scrum, e é por isso que você deve usar seu conhecimento em vez de o que viu nos projetos. A seguir alguns exemplos:
    • Não há Sprint zero ou Sprint de aquecimento, Sprint de integração, Sprint de liberação, Sprint de planejamento, etc. Todos os Sprints são os mesmos.
    • Só os desenvolvedores participam nas daily scrums.
    • Não há linhas de base no Scrum.
    • Sempre há apenas um Product Backlog e um Product Owner, não importa quantas equipes estão trabalhando no projeto.
    • O Scrum Team consiste apenas do Scrum Master, do Product Owner e do Development Team e nenhuma função gerencia as outras.
  • Estude gráficos burndownEmbora eles já não façam parte do guia oficial do Scrum, normalmente há três ou mais perguntas no exame que exigem este conhecimento. Leia sobre gráficos burndown aqui e aqui.
  • Leia o Scrum Glossary.
  • Não misture questões de outras certificações: muitas questões que são encontradas na internet são projetadas para outros exames, e eles não são compatíveis com PSM I.  Use apenas as questões especificamente concebidas para apoiar o exame PSM I.
  • Prepare-se para fazer exame: faça o exame no horário em que você se sente melhor;  busque um lugar quieto em sua casa ou ambiente de trabalho para fazer o exame; garanta que você não vai ser interrompido por 60 minutos; coma adequadamente antes do exame; tenha uma garrafa d’água (ou de café) com você. Finalmente, garanta que você tenha uma conexão à internet disponível.
  • Gerencie o tempo: a maioria das pessoas acha 60 minutos suficiente para o exame, porém cerca de 20% dos candidatos não conseguem responder a todas as questões. Gaste seu tempo adequadamente. Não gaste muito tempo com perguntas difíceis no início do exame: basta marcá-las para revisar no final e gastar seu tempo e energia com o que pode fazer melhor.
  • Responda a todas as questões: respostas erradas não afetam as questões corretas.
  • Revise e, se necessário, mude suas respostas: nem sempre sua primeira resposta é a certa. Você pode alterar suas respostas com base em seu raciocínio. Apenas lembre-se de gerenciar adequadamente o seu tempo.
  • Controle o nervosismo: a última coisa que você precisa é entrar em pânico. Não pense sobre o resultado no meio do exame e não pense sobre quantas perguntas você provavelmente errou. Concentre-se em uma pergunta de cada vez e faça o seu melhor. Abstenha-se de outras preocupações durante o exame.

 

Outras Certificações sobre Métodos Ágeis

  • PMI-ACP®, abrange os aspectos mais genéricos de metodologias ágeis além do Scrum. É bem mais cara porém é mais valorizada no mercado. É uma boa alternativa. Clique aqui para saber mais sobre PMI-ACP.
  • CSM, está perdendo valor no mercado, devido a ser muito fácil de passar.
  • ASF, não é popular no Brasil, abrange os aspectos mais genéricos de metodologias ágeis além do Scrum . É um pouco mais cara, mas mais fácil de passar ,
  • PRINCE2 ágil, não é popular no Brasil, abrange aspectos mais genéricos de metodologias ágeis além do Scrum, além de ser bem mais cara.

Boa sorte!

PRINCE2 é uma marca registrada da AXELOS. PMI-ACP é marca registrada do PMI. PSM I e
Professional Scrum Master são marcas registradas da scrum.org.

Mauro Sotille

Especialista em gerenciamento de projetos, programas, portfólio e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech, onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998 e Risk Management Professional (PMI-RMP), é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusFlickr

2 comentários para Certificação Professional Scrum Master (PSM I)

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

  

  

  

Encontre-nos no Facebook

Siga-nos no Twitter

Comunidade PM Tech

Google+

PM Tech Blog RSS Feed

Receba artigos via email

PM Tech

Arquivos