china-pmps

Desde sua fundação em 2008, o Project Management Institute (PMI®) já teve mais de 1,5 milhão de participantes em seus programas de treinamento de gerenciamento de projetos no continente chinês, com cerca de 342.000 profissionais certificados PMP® em agosto de 2023, o segundo país com mais certificados, logo depois dos Estados Unidos (com cerca de 372.000 em agosto de 2023).

Segundo Craig Killough, vice-presidente de Organização de Mercados do PMI, a China deverá superar os Estados Unidos e se tornar o maior mercado global de gerenciamento de projetos. Em uma entrevista para o China Daily, Craig informou que há potencial para chegar a 1 milhão de PMPs, excedendo o número nos Estados Unidos.

Segundo Killough, a oportunidade para a expansão da profissão de gerente de projetos na China é enorme. Isso se daria devido ao fato que, à medida que mais grandes empresas chinesas procuram oportunidades de negócios globalmente, precisam lidar com questões culturais da maneira certa.

As Perspectivas

A segunda maior economia do mundo teve uma jornada difícil em 2022 – e poderá haver mais do mesmo este ano. Embora o FMI projete que o PIB do país apresente um impulso modesto em relação ao ano passado, ele é insignificante em comparação com o seu crescimento extraordinário do passado.

A pandemia está no centro da incerteza da China. A estratégia de zero-COVID-19 do governo prejudicou dois dos principais motores económicos do país: o imobiliário e as exportações. E não é provável que recuperem até que as restrições sejam consideravelmente aliviadas. Além disso, espera-se que a produção desacelere ainda mais, à medida que gigantes da tecnologia como a Apple e o Google mitigam os seus riscos, transferindo a produção para países vizinhos.

A oportunidade

Com tanta coisa acontecendo, as oportunidades em gerenciamento de projetos terão de emergir de outros sectores. Um destaque é a construção, onde o governo está investindo em infraestrutura para expandir a capacidade de energia renovável do país. O governo também planeia construir canais, barragens e túneis – incluindo o túnel Yinjiangbuhan, com 1.400 quilómetros (870 milhas), que canalizará a água da Barragem das Três Gargantas para Pequim – e desenvolver estradas e pontes que liguem as cidades a zonas económicas maiores e planeadas. parques industriais.

Os projetos de infraestruturas em curso em torno da Baía de Shenzhen estão a estreitar os laços entre Hong Kong e a China continental, aprofundando a colaboração entre as equipas de construção e engenharia, afirma Marcel Ekkel, gerente de projetos e programas da SynergySynQ em Hong Kong. As empresas também estão se preparando para explorar a área da Grande Baía Guangdong – Hong Kong – Macau em busca de oportunidades. Em toda a China, Ekkel vê oportunidades de carreira nos serviços financeiros, especialmente nos seguros, à medida que as empresas correm para adoptar novas normas de relato que entrarão em vigor este ano.

Ao mesmo tempo, as organizações — e os seus líderes de projetos — enfrentam uma lacuna de talentos.

“Estou enfrentando riscos enormes na entrega do projeto”, diz Ekkel. “É parcialmente causado por nenhum novo influxo de corpos e cérebros. Quando você combina isso com um grupo de pessoas que partiram temporariamente ou por um longo prazo, cria-se uma tensão extra”. Isso deve gerar enormes oportunidades para gerentes de projetos qualificados.