Você está pensando em mudar de setor ou fazer uma mudança em sua carreira? Talvez você tenha descoberto que tem talento para marketing ou que deseja aprimorar suas habilidades em gerenciamento de TI. De qualquer forma, é possível mudar de um setor para outro.

Felizmente, o conjunto de habilidades de gerenciamento de projetos pode ser aplicado a muitos outros setores. Ainda assim, pode ser um desafio mudar de setor, seja devido à experiência de que você precisa ou a um mercado de trabalho em constante mudança. Mas, não precisa ser. Para mudar com sucesso para outro setor, você precisa de uma estratégia sólida. As dicas abaixo podem ajudá-lo a montar um roteiro para encontrar um novo setor.

Verifique quais habilidades você já possui

Então, você já descobriu que quer fazer uma mudança e identificou um novo setor. No entanto, você acha que pode não ter as habilidades que esse novo setor exige para sua função. Bem, há boas notícias! Você já pode ter algumas habilidades e experiências que são transferíveis.

Digamos que você queira mudar para o gerenciamento de projetos mais técnicos, como desenvolvimento de software ou engenharia. Um movimento como esse pode parecer assustador se você vem de um campo completamente diferente, como educação ou administração geral.

No entanto, não se esqueça de considerar toda a sua experiência. Você pode descobrir que algumas habilidades podem ser usadas nessa outra indústria. Por exemplo, talvez você já conheça algumas linguagens de programação ou acabou de fazer um curso de liderança que permitirá que você lide com o lado gerencial desses projetos com mais eficiência.

A tendência é você se concentrar automaticamente no que você não tem. Mas mude o roteiro e, em vez disso, olhe para as habilidades que você já possui, porque você pode se surpreender ao descobrir que tem mais experiência e habilidades nessa nova área do que pensava.

Identifique as habilidades que você precisa

Agora que você descobriu o que tem, pode começar a ver o que não tem. Uma maneira eficiente de iniciar esse processo é observar as descrições de cargos relacionadas aos cargos de gerenciamento de projetos nesse novo setor. Reúna algumas e comece a circular ou destacar as habilidades que você vê em cada uma delas. Essas são provavelmente as áreas nas quais você deseja concentrar sua atenção.

Além disso, entre em contato com sua rede para ver se alguém pode apresentá-lo a um gerente de projeto no setor em que você deseja atuar. Você pode conversar com ele para obter mais detalhes sobre as habilidades e a experiência necessárias. Se você não tiver ninguém em sua rede que possa apresentá-lo, não hesite em usar o LinkedIn. Você pode encontrar alguém com quem já esteja conectado ou encontrar um profissional que esteja disposto a falar com você.

Decida sobre o treinamento necessário

Você sabe o que tem e o que não tem. Agora, é hora de identificar maneiras de aumentar suas habilidades em áreas críticas. Dependendo do trabalho, há muitas maneiras de fazer isso. Algumas posições podem exigir certificações específicas, enquanto outras podem fazer com que você considere se matricular em um curso universitário.

Novamente, é aqui que a rede com outras pessoas em seu campo será útil. Pergunte-lhes como chegaram ao emprego atual e como ganharam experiência. Você pode descobrir que muitos não precisaram se formar em uma instituição de ensino superior.

Alguns podem ter participado de workshops, voluntariado em seu novo campo desejado ou aprendido no trabalho. Conversar com vários profissionais sobre o caminho para suas carreiras lhe dará uma ideia do que você precisa fazer para fazer a mudança.

Considere trabalhar como freelancer

Às vezes, encontrar um emprego em um novo campo pode ser um desafio. Você está competindo com pessoas que já podem ter experiência nessa área e pode ser difícil convencer os empregadores a considerar sua candidatura sem experiência relevante.

No entanto, embora possa ser difícil conseguir que um empregador se comprometa com uma posição em tempo integral, pode ser mais fácil atuar como subcontratado. As empresas se beneficiam, pois não precisam lidar com os custos típicos de contratação e você tem a chance de obter alguma experiência tangível em seu novo campo.

Se você não puder ser freelancer ou estagiar, ainda poderá obter alguma experiência prática como voluntário. Você conhece uma instituição que precisa de experiência em gerenciamento de projetos em uma área relevante para seu novo setor? Em caso afirmativo, entre em contato com eles para ver se você pode ajudar, pois essa mudança pode fornecer uma ótima experiência prática.

Veja se você pode acompanhar um colega

Se você está empregado atualmente, veja se sua empresa possui um departamento relacionado ao seu novo setor. Se o fizerem, eles podem ter gerentes de projeto trabalhando nesse departamento. Fale com seu gerente sobre seu interesse nessa área e veja se você pode acompanhar um colega que está fazendo o trabalho que você deseja fazer.

Além disso, veja se há uma oportunidade para você trabalhar em uma tarefa ou projeto de baixo risco em seu setor preferido. Fazer isso pode abrir a porta para você explorar mais oportunidades de trabalhar em seu novo campo ou até mesmo buscar uma posição dentro da empresa.

Aprenda o máximo que puder sobre a nova área

À medida que você trabalha para entrar nessa nova área, é melhor assumir os atributos de uma esponja. Você quer aprender o máximo que puder sobre esse novo setor. Você pode buscar notícias, inscrever-se para receber boletins do setor, participar de conferências e ingressar em associações profissionais.

Além disso, os livros são uma ótima maneira de determinar quem são os líderes de pensamento no campo, por isso pode valer a pena encontrar e ler livros relacionados ao setor.

A mídia social também será uma maneira eficaz de manter seus ouvidos atentos e ouvir rapidamente sobre as tendências em mudança

Atualizar o currículo e o perfil do LinkedIn

Depois de se qualificar, obter as certificações necessárias e receber alguma experiência, é hora de garantir que seu currículo e perfil do LinkedIn representem suas novas aspirações de carreira.

Tente personalizar seu currículo para atrair gerentes de contratação em seu novo campo desejado.

Além disso, o LinkedIn é uma ferramenta de carreira excepcional, portanto, use-o para encontrar grupos on-line relacionados à sua nova carreira e até localizar empregos em seu campo. Por fim, verifique se o seu perfil do LinkedIn está completo, pois perfis abrangentes têm 71% mais chances de receber entrevistas .

Mudar de setor não é impossível, apenas requer alguma estratégia

Mudanças de emprego são comuns. De acordo com dados do Bureau de Estatísticas Trabalhistas dos EUA, o número médio de anos que os trabalhadores permaneceram com o empregador foi de 4,1 anos a partir de 2020. No entanto, a mudança pode parecer mais desafiadora se você quiser permanecer na mesma posição, mas mudar de setor.

Existem novos requisitos de habilidades e expectativas. Felizmente, vivemos em uma época em que é mais fácil do que nunca localizar cursos on-line, interagir com outras pessoas e trabalhar como freelancer para obter experiência. Novamente, o gerenciamento de projetos é uma disciplina valiosa para muitas indústrias e setores. E com o conjunto de habilidades certo, você pode se movimentar e encontrar o setor que mais lhe convier.