Dez motivos para conquistar uma credencial do PMI

O PMI publicou em seu website pmi.org dez motivos para obter uma credencial (seja PMP, CAPM, PgMP, PMI-RMP, PMI-SP, PMI-ACP, PMI-BPA, CPfM, etc.) , os quais eu estou listando abaixo.

Estes motivos, a princípio, têm uma visão Norte-Americana da utilidade das credenciais. Porém creio que se aplicam para o Brasil. Ou não?

1. Credenciais do PMI mostram o seu compromisso com a profissão de gerenciamento de projetos. Quando você obtém uma credencial do PMI, você mostra a seus pares, supervisores e clientes o seu compromisso com a profissão, o Código de Ética do PMI e sua capacidade para desempenhar as funções de um profissional de gerenciamento de projeto para um determinado nível.

2. Credenciais do PMI reconhecem os seus conhecimentos, competências e habilidades. O PMI funciona como um imparcial endosso de seu conhecimento de Gerenciamento de projetos e experiência profissional em nível global.

3. Credenciais do PMI refletem realização. Uma credencial mostra que você tem demonstrado excelência em sua área de atuação, cumprindo requisitos mínimos estabelecidos por profissionais de gestão global de projeto.

4. Credenciais do PMI podem levar a ganhos maiores.  Muitos portadores de credenciais têm experimentado aumentos salariais devido ao seu status de certificação.

5. Credenciais do PMI podem levar a novas oportunidades de carreira e promoção. A credencial o identifica como um profissional que tem demonstrado competência nos processos de gerenciamento de projetos ou no conhecimento e experiência nas áreas de especialidades da prática baseada em padrões da indústria.

6. Credenciais do PMI irão prepará-lo para as responsabilidades no trabalho. As credenciais indicam sua disposição para investir no desenvolvimento profissional.

7. Credenciais do PMI melhoram suas habilidades e conhecimentos. A preparação para uma credencial do PMI requer estudo e revisão dos processos de gestão do projeto atual. Conquistar uma credencial evidencia o seu conhecimento, competência e proficiência em sua prática.

8. Credenciais do PMI do PMI constroem autoconfiança. Com uma credencial do PMI, você se define como alguém além do simples cargo de Gerente de Projetos, trazendo assim um grande senso de satisfação pessoal.

9.Credenciais do PMI permitem um maior reconhecimento das partes interessadas. Os detentores de uma credencial PMI experimentam maior ganho de reconhecimento no que se diz respeito a seu próximo passo no seu desenvolvimento profissional.

10. Credenciais do PMI melhoram a profissão. Os Programas de certificação do PMI promovem e apóiam o desenvolvimento profissional contínuo de profissionais.

 

Mauro Sotille

Especialista em gerenciamento de projetos, programas, portfólio e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech, onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998 e Risk Management Professional (PMI-RMP), é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusFlickr

Artigos Relacionados

1 comentário para Dez motivos para conquistar uma credencial do PMI

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>