Certificações de TI

Algumas das perguntas que recebo diariamente de profissionais da área de Tecnologia da Informação são: Devo me certificar? Como uma certificação pode me auxiliar? Uma certificação vai me ajudar a receber uma promoção? Vou obter um salário melhor?

Essas questões se tornam mais frequentes conforme o número de certificações disponíveis cresce.

Alguns profissionais já são peritos em sua área de atuação. A certificação pode aumentar seu valor no mercado de trabalho e sinalizar para seu empregador atual que aqui está alguém que merece atenção e um bom salário.

Qual a melhor certificação na área de TI para 2020? Qual a certificação mais bem paga? Para lhe auxiliar a responder a essas perguntas, aqui estão dois estudos que podem auxiliar.

O que é uma certificação de TI?

Uma certificação de TI é uma designação que demonstra competência específica em um determinado campo da tecnologia. As certificações de TI geralmente são obtidas após um exame, cursos educacionais ou uma revisão e comprovam que você atendeu aos rigorosos padrões estabelecidos por uma entidade reconhecida pelo mercado. Elas abrangem uma ampla gama de tópicos, incluindo infraestrutura, segurança cibernética, gerenciamento e desenvolvimento, para citar alguns.

Por que devo considerar uma certificação de TI?

A tecnologia da informação é um campo altamente dinâmico e em constante mudança. À medida que a indústria evolui, também evoluem as habilidades necessárias. É importante se manter atualizado com essas novas tecnologias. Uma das melhores maneiras de fazer isso é obter uma certificação.

As certificações de TI podem oferecer muitos benefícios ao longo de sua carreira, especialmente se você estiver procurando por uma nova posição ou disputando uma promoção. De acordo com a CompTIA, a principal associação de tecnologia do mundo, 91% dos empregadores acreditam que as certificações de TI desempenham um papel fundamental no processo de contratação e que as certificações de TI aumentam a probabilidade do profissional ter um bom desempenho em seu cargo.

De fato, de acordo com outro estudo, 98% dos profissionais de RH usam certificações para confirmar o conhecimento e a experiência de um candidato em determinado assunto, enquanto 97% as utilizam para diferenciar entre candidatos igualmente qualificados.

As certificações de TI mais bem pagas

Segundo a pesquisa Global Knowledge 2019 IT Skills and Salary Report, as certificações de TI mais bem pagas deste ano revelam uma forte ênfase em tópicos específicos, como computação em nuvem, gestão, segurança e redes. De fato, o gerenciamento de nuvem, o gerenciamento de projetos e scrum estão nas cinco primeiras colocações (valores médios anuais em dólares americanos).

  1. Google Certified Professional Cloud Architect – $139,529
  2. PMP® – Project Management Professional – $135,798
  3. Certified ScrumMaster® – $135,441
  4. AWS Certified Solutions Architect – Associate – $132,840
  5. AWS Certified Developer – Associate – $130,369
  6. Microsoft Certified Solutions Expert (MCSE): Server Infrastructure – $121,288
  7. ITIL® Foundation – $120,566
  8. CISM – Certified Information Security Manager – $118,412
  9. CRISC – Certified in Risk and Information Systems Control – $117,395
  10. CISSP – Certified Information Systems Security Professional – $116,900

As certificações de TI que estão em alta

Já o Guia de Salários de Tecnologia e TI 2019 da Robert Half lista, em ordem alfabética, as certificações “quentes”:

  • Certified Data Professional (CDP)
  • Certified Information Systems Security Professional (CISSP)
  • Cisco Certified Internetwork Expert (CCIE)
  • Cisco Certified Network Associate (CCNA)
  • Cisco Certified Network Professional (CCNP)
  • Certified Information Systems Auditor (CISA)
  • CompTIA A+
  • Microsoft Certified Solutions Associate (MCSA)
  • Microsoft Technology Associate (MTA)
  • Oracle Database Certifications
  • Project Management Professional (PMP)
  • Salesforce Certified Development Lifecycle and Deployment

Note que a certificação em gerenciamento de projetos é uma das duas que estão em ambas as listas. Porém, já há mais de 1 milhão de certificados PMP, ao passo que a certificação CISSP é uma certificação de nicho, com um número limitado de vagas e, portanto, com uma base menor de certificados (assim como a Cloud Architect do Google).

Na verdade, a certificação PMP aparece em todas as  listas de 10 principais certificações populares, direcionadas ou mais desejáveis desde o início dos anos 2000. Não é surpresa que Robert Half também liste a credencial PMP, juntamente com as certificações Agile e Scrum, como “certificações de tecnologia altamente valorizadas” que estão em alta no setor de TI, embora sua aplicação seja muito mais ampla.

Que certificação você planeja buscar? Você concorda com a lista? Que habilidade você pretende adquirir ou melhorar?  Faça seu comentário.