Resenha de livro: Gerência de Projetos. Guia Para o Exame do PMI, Kim Heldman

Kim_portugues
Gerência de Projetos. Guia Para o Exame Oficial do PMI
, sétima edição, atualizado para o Guia PMBOK® 5a edição, de Kim Heldman, é um livro bastante abrangente, muito detalhado e que conta com boas questões práticas.

Não é um livro fácil de ler. O livro é bastante extenso, tem cerca de 600 páginas e mais duas horas de áudio no CD que vem incluído, com muitos detalhes e dicas do exame. No entanto, enquanto a tom do livro da Rita parece ser o daquele tipo de pessoa que está duvidando que você saiba alguma coisa, o tom deste é gentil e sincero.

Embora eu não ache a abordagem de percorrer o fluxo de um projeto da iniciação ao encerramento do projeto a mais adequada para quem vai estudar para o exame de certificação PMP (difere do Guia PMBOK®, que é organizado por áreas de conhecimento), eu gosto do modo que o livro é escrito, embora pudesse ter mais tabelas e diagramas.

A autora faz um bom trabalho ao traduzir os conceitos de gerenciamento de projetos para um formato que gera interesse no leitor (desde que você realmente tenha interesse em gerenciamento de projetos). Embora seja “marketeado” como um livro de preparação para o exame de certificação PMP, este livro é orientado para o iniciante, que necessita aprender os conceitos do início.

O livro inicia com uma verificação de conhecimentos para que você identifique áreas de deficiência em seu conhecimento atual, o que é bastante útil. Inicia cobrindo aspectos básicos do ambiente de projeto e o termo de abertura e depois parte para discutir os requisitos e o escopo. Infelizmente há muito de “iremos discutir isso posteriormente no capítulo tal…”, o que pode levar o leitor a ter de ir adiante e voltar páginas na leitura, várias vezes. Os capítulos seguintes  cobrem cronograma e orçamento. Logo a seguir vem gerenciamento de riscos, planejamento de recursos, gerenciamento de equipe (tópico favorito da autora, segundo ela mesma), monitoramento e controle e encerramento do projeto. Há, é claro, seções sobre gerenciamento de aquisições e responsabilidade social e profissional.

Este não é um livro que apenas apresenta uma descrição curta e muitas questões para lhe auxiliar a passar no teste. Cada seção inclui cenários do mundo real, dicas de exame e uma seção final sobre como a teoria se aplica a seu próximo projeto.

O tamanho e peso do livro não o tornam um guia fácil de levar por aí. No entanto, todo o livro é disponibilizado com um arquivo .pdf no CD que o acompanha, assim é possível lê-lo no laptop. O CD inclusive contém “flashcards”, que são um bom auxílio na preparação ao exame.

De um modo geral é um livro interessante e abrangente que vai lhe auxiliar a estudar para o exame de certificação PMP, desde que você esteja lendo o Guia PMBOK® simultaneamente. Uma segunda leitura de todo o livro é aconselhável.

Verifiquei algumas respostas incorretas na grade de respostas. Além disso, o livro informa que as reuniões de andamento são formas de comunicação ativa (push) , quando na verdade o Guia PMBOK® nos informa que são uma forma de comunicação interativa. Mas são detalhes menores.

Não esqueça que nenhum livro de preparação para a certificação PMP vai lhe informar tudo que você precisa para passar no exame PMP. Usualmente é necessária uma combinação de dois ou mais guias de preparação para que você esteja pronto. Este livro não é exceção.

Português:       Inglês:       Kindle:  

Mauro Sotille

Especialista em gerenciamento de projetos, programas, portfólio e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech, onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998 e Risk Management Professional (PMI-RMP), é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusFlickr

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>