Neste artigo você encontra uma lista de livros sobre PMO (Escritórios de Gerenciamento de Projetos) que podem ajudá-lo a entender melhor a essência do PMO. São apresentados livros em Inglês e em Português.

O que é PMO?

Embora existam diferentes definições e significados para a frase PMO, na maioria dos casos ela se refere a Escritório de Gerenciamento de Projetos e representa uma área de uma organização responsável por definir, executar e manter padrões e critérios para gerenciar projetos, programas e portfólios de projetos.

Primeiro listarei os livros em Inglês e depois livros Brasileiros. Os livros não estão listados em nenhuma ordem específica ou critério de classificação.

1. Leading Successful PMOs – Peter Taylor

Sobre o autor:

Peter Taylor é executivo de negócios experiente e líder experiente em estratégia comercial e mudança transformacional na TLPM, Ceridian, Aptos, BSI, Kronos/UKG, Infor, Cognos/IBM, nas áreas de Manufatura, Saúde, Farmacêutica, FMCG, Aeroespacial, Educação, Finanças e Setor público.

Conteúdo:

O livro orientará todas as organizações baseadas em projetos e gerentes de projetos no sentido de maximizar o sucesso de seus projetos a partir de um PMO.


2. Business Driven PMO Success Stories: Across Industries and Around the World – Mark Price Perry

Sobre o autor:

Mark Price Perry é um pioneiro do PMO orientado a negócios. Mark foi o pioneiro no conceito de Business Driven PMO e tornou-se um líder inovador reconhecido e um orador público muito procurado.

Conteúdo:

O livro oferece uma compreensão do valor do PMO e do conhecimento que os profissionais de projetos precisam para determinar a finalidade do seu PMO, bem como como criar um PMO que seja mais adequado para atingir seus objetivos.


3. The Project Management Office (PMO): A Quest for Understanding – Brian Hobbs, PhD, PMP e Monique Aubry, PhD, MPM

Sobre os autores:

Brian Hobbs é formado em Engenharia Industrial, possui MBA e doutorado em Administração. Ele serviu nos Grupos Consultivos de Membros de Padrões e Pesquisa do PMI e do PMI-Montreal. Ele recebeu o prêmio PMI Research Achievement Award de 2012 e, junto com sua colega Monique Aubry, recebeu o prêmio de pesquisa da International Project Management Association de 2012 por seu trabalho em PMOs.

Conteúdo:

Como os escritórios de gerenciamento de projetos começaram a aparecer nas organizações nos últimos anos, e estas estão se perguntando como PMOs e quais funções atribuir a eles. Neste livro, os autores respondem a essas perguntas, fornecendo uma visão de como os PMOs existem hoje e algumas chaves sobre como e por que estão mudando.


4. Business Driven PMO Setup: Practical Insights, Techniques and Case Examples for Ensuring Success – Mark Price Perry

Mark Price Perry é um pioneiro do PMO voltado para negócios. Mark foi o pioneiro no conceito de Business Driven PMO e tornou-se um líder inovador reconhecido e um orador público muito procurado.

Conteúdo:

Entre muitos outros livros que apresentam o PMO tradicional ou de programa, conhecimentos teóricos e conceitos, este livro aponta experiências práticas necessárias para melhor compreender e configurar o PMO.


5. The Agile PMO: Leading the Effective, Value Driven, Project Management Office (Business Agile Leadership) – Michael Nir

Sobre o autor:

Michael Nir é um especialista Lean Agile DevOps, mais conhecido por sua paixão, criatividade e inovação. O seu mestrado em Engenharia, a certificação em Gestão de Projetos e a formação em Gestalt equilibram o seu know-how técnico com a inteligência emocional.

Conteúdo:

O livro revela os segredos das verdades chocantes sobre as falhas colossais do PMO global e como contorná-las.


6. The High-Impact PMO: How Agile Project Management Offices Deliver Value in a Complex World – Philippe Husser

Sobre o autor:

Philippe Husser tem mais de 40 anos de experiência em uma variedade de 500 empresas aeroespaciais e automotivas globais. Ele ajuda as organizações a esclarecer a sua estratégia complexa e a concretizar as suas iniciativas estratégicas num mundo volátil e incerto.

Conteúdo:

Neste livro, você aprenderá lições de sobrevivência com PMOs bem-sucedidos que aprimorarão sua experiência no complexo domínio de estratégia, portfólio e gerenciamento de projetos. Você explorará e lidará com não linearidades, imprevisibilidade, emergência, ordem e ausência de ordem.


7. From PMO to VMO: Managing for Value Delivery – Sanjiv Augustine, Roland Cuellar e Audrey Scheere

Sobre os autores:

Sanjiv Augustine é empresário e consultor em gestão ágil. Ele também é um autor conhecido e possui certificação Scrum Trainer. Além disso, Sanjiv também é fundador e membro do conselho consultivo da Agile Leadership Network, bem como membro fundador da Agile Community of Practice do Project Management Institute (PMI).

Roland Cuellar ajudou muitas grandes empresas e organizações a se tornarem “ágeis” em sua carreira como vice-presidente sênior de agilidade de negócios na LitheSpeed.

Audrey Scheere, vice-presidente sênior de marketing e treinamento da LitheSpeed, atua como consultora de projetos há dez anos, com foco em mídia e comunicações.

Conteúdo:

Os novos métodos ágeis trouxeram mudanças drásticas na forma como as organizações gerenciam e entregam produtos e fluxos de serviços. À medida que as organizações legadas são forçadas a fazer a transição para a nova forma ágil de fazer isso, o Project Management Office (PMO) precisa redesenhar sua missão e operações em linha com a nova forma de trabalhar. Este livro fornecerá insights e exemplos para ajudar a gerenciar a entrega de valor dos PMOs na nova era.


8. The PMO Lifecycle: Building, Running, and Shutting Down – William Dow

Sobre o autor:

Bill Dow, PMP, é autor de vários livros e especialista em gerenciamento de projetos reconhecido pelo Project Management Institute (PMI) para desenvolvimento e gerenciamento de PMOs.

Conteúdo:

Este livro fornecerá aos gerentes de PMO, gerentes de portfólio, de programas e de projetos o conhecimento e as habilidades necessárias para criar, operar e fechar um PMO.


9. The Tactical Guide for Building a PMO – William Dow

Sobre o autor:

Bill Dow, PMP, é autor de vários livros e especialista em gerenciamento de projetos reconhecido pelo Project Management Institute (PMI) para desenvolvimento e gerenciamento de PMOs.

Conteúdo:

Embora este livro tenha sido substituído pelo “Ciclo de Vida do PMO: Construindo, Executando e Desligando”, ainda é uma excelente leitura que cobre todos os fundamentos e presta atenção aos detalhes sobre como criar, gerenciar e encerrar um PMO.


10. Advanced Project Portfolio Management and the PMO: Multiplying ROI at Warp Speed – Gerry Kendall e Steven Rollins

Sobre os autores:

Gerald I. Kendall, PMP, é um especialista com mais de 30 anos de experiência relacionada e é presidente da empresa de consultoria MarketKey, Inc., especializada na área de gerenciamento de projetos. Ele também é autor, orador, consultor de gestão, instrutor e membro ativo do PMI.

Steven C. Rollins, MBA, PMP, é um famoso especialista em programas empresariais e escritório de gerenciamento de projetos e é cofundador da Rede PMOUSA.

Conteúdo:

Este livro apresenta um extenso roteiro para a realização de estratégias empresariais significativas e resultados notáveis ​​de gerenciamento de projetos. Ele fornece métodos e medições para PPM e PMO ideais para aumento rápido do ROI do projeto.


11. The Project Management Office (PMO) as a pop-up shop: Fast, flexible and structured value for projects & programs with a PMO – Mertine Middelkoop

Sobre o autor:

Mertine Middelkoop é facilitadora, treinadora e treinadora.

Conteúdo:

Este livro lhe dará respostas para muitas perguntas relacionadas ao gerenciamento de projetos e ao PMO como parte de grandes empresas. Adicionalmente. ele fornece um cenário possível para chegar ao seu próprio roteiro e carreira de PMO pop-up.


12. PMO Governance: Practical Strategies to Govern Portfolio, Program, and Project Delivery – Eugen Spivak

Sobre o autor:

Eugen Spivak é um conhecido especialista do setor em governança corporativa, consultoria e gestão. Eugen gerenciou muitos portfólios e projetos em diferentes setores durante sua carreira.

Conteúdo:

O livro foi escrito a partir de uma perspectiva de transformação de negócios, oferecendo muitas recomendações específicas, dicas práticas e conselhos eficazes sobre como construir e melhorar o PMO.


13. How the Project Management Office Can Use Artificial Intelligence to Improve the Bottom Line – Paul Boudreau

Sobre o autor:

Paul Boudreau, MBA, PMP, é um profissional de gerenciamento de projetos altamente respeitado e reconhecido. Ele está principalmente envolvido na indústria de tecnologia com sua ampla experiência em gerenciamento de projetos.

Conteúdo:

Gestão de projetos e inteligência artificial (todos os benefícios e evitando obstáculos). Este livro é uma descrição idealista e um guia prático de como o AL irá atrapalhar o gerenciamento de projetos e como o PMO pode lidar com isso para criar vantagem competitiva para a empresa.


14. The Complete Project Management Office Handbook (ESI International Project Management Series) – Gerard M. Hill

Sobre o autor:

Gerard Hill é o líder da Hill Methods, LLC e tem mais de 20 anos de experiência em práticas de gerenciamento de projetos, design e implementação, integração de sistemas de informação e engenharia de processos de negócios.

Conteúdo:

Este livro amplia os conceitos e discussões do gerenciamento de projetos moderno para o domínio do controle, supervisão e suporte do gerenciamento de projetos. “The Complete Project Management Office Handbook” – Terceira Edição descreve como usar o PMO como integrador de negócios para influenciar os resultados do projeto.


15. The Strategic Project Office: A Guide to Improving Organizational Performance (PM Solutions Research) – J. Kent Crawford

Sobre o autor:

Kent Crawford é cofundador e co-CEO da PM Solutions & PM College, empresa global de consultoria, treinamento e pesquisa em gerenciamento de projetos.

Conteúdo:

Descreve o design, iniciação, execução e controle de um escritório de projetos estratégicos e fornece procedimento passo a passo para estabelecer um PMO.


16. PMO – Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática – André B. Barcaui

 

Sobre os autores:

A melhor publicação Brasileira sobre Escritórios de Projetos, com feras como André B. Barcaui, Margareth Carneiro e Mauro Sotille, entre outros.

Conteúdo:

Este livro deixa claro a importância do PMO como um integrador de pessoas, processos e negócios que acaba por influenciar diretamente a maturidade em gerenciamento de projetos da organização e, consequentemente, a performance de seus projetos. Revisitando o que há de mais recente na literatura científica, esta obra inova ao compilar artigos inéditos, com base na experiência consultiva e acadêmica de seus autores.


17. Gerenciamento de portfólio e PMO – Norberto De Oliveira Almeida

Sobre o autor:

Norberto Almeida é PhD em Business Administration pela Florida Christian University. Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF), MBA em Sistemas de Gestão pela UFF, MBI pelo NCE da UFRJ, Pós-graduado em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas pela PUC-RJ e formado em TI pela Universidade Celso Lisboa. Diversos artigos publicados no Brasil e Exterior. Atualmente é Diretor Executivo da Portfolio Expert. Atuou por mais de 15 anos na direção, gerência de projetos e consultoria para inúmeras empresas nacionais e multinacionais.

Conteúdo:

Esta obra apresenta a importância da avaliação dos investimentos em gestão de projetos, programas e portfólio, analisando se esses elevados montantes de recursos investidos estão agregando valor ao negócio das organizações e contribuindo para melhorar os resultados organizacionais, sejam eles financeiros ou não.


18. PMO Ágil: Escritório Ágil de Gerenciamento de Projetos – Fábio Cruz

Sobre o autor:

Fábio Cruz é Agile Coach e especialista em gerenciamento ágil de projetos. Possui mais de 20 anos de experiência profissional na área de pesquisa, desenvolvimento e implantação de sistemas e soluções de TI.

Conteúdo:

Se você é iniciante ou precisa revisar os fundamentos, encontrará conceitos básicos de gerenciamento tradicional e do gerenciamento ágil. Caso seja um expert em gestão ágil, se interessará pelas aplicações das práticas ágeis criadas pelo autor para a gestão de múltiplos projeto


Espero que os livros sobre PMO neste artigo ajudem você a entender melhor o PMO, sua estrutura e a criar sua própria abordagem estratégica na criação e operação de um PMO que melhor se adapte ao seu ambiente e às suas necessidades.

Se você quiser saber mais a PM Tech tem cursos regulares de Implantação de PMO (Escritório de Gerenciamento de Projetos).

Se você tem uma recomendação de livro que gostaria de ver incluída neste artigo, pode enviar suas sugestões nos comentários.