Metodologia de Gestão de Projetos Open PM²

PM2

PM² é uma Metodologia de Gestão de Projetos desenvolvida e apoiada pela Comissão Europeia. Seu objetivo é capacitar equipes de projeto para gerenciar seus projetos de forma eficaz e oferecer soluções e benefícios para suas organizações e partes interessadas. PM² é uma metodologia leve e fácil de implementar, adequada para qualquer tipo de projeto. PM² foi desenvolvida de acordo com as necessidades, cultura e restrições específicas das instituições da UE, mas também incorpora elementos de boas práticas, padrões e metodologias globalmente aceitas.

PM² fornece:

• Um Modelo de Governança do Projeto (isto é, papéis e responsabilidades)
• Um Ciclo de Vida do Projeto (ou seja, fases do projeto)
• Um conjunto de Processos (ou seja, atividades de gerenciamento de projetos)
• Um conjunto de Artefatos do Projeto (ou seja, modelos e diretrizes).
• Um conjunto de Mindsets (ou seja, crenças e comportamentos eficazes).

A Open PM² proporciona acesso aberto à Metodologia de Projeto PM² ao público. A abertura da PM² contribui significativamente para o aumento da maturidade da gestão de projetos dentro da União Europeia. Contribui para o estabelecimento de uma linguagem / processo de Gerenciamento de Projetos comum para projetos dentro e entre Instituições, para aumentar a eficácia, a colaboração e o sucesso na coordenação de projetos na UE. Além disso, é uma iniciativa estratégica importante que permitirá à comunidade de Gestores de Projeto da UE ajudar a metodologia PM² a evoluir e enriquecer a oferta com melhores práticas e exemplos adicionais.

Os principais resultados da Iniciativa Open PM² incluem:

  • Exames de Certificação PM² disponíveis via PROMETRIC (disponível apenas para o pessoal da UE).
  • PM² Guide – Open Edition disponível através da EU Bookshop.
  • PM² Methodology Wiki disponível através do Login da UE.
  • Estabelecimento de uma Rede de Apoio ao Projeto (PSN) a nível da UE, que será coordenada e apoiada pelo Centro de Excelência em PM² da CE (CoEPM²).

O PM² Guide – Open Edition é publicada com uma licença EUPL de compartilhamento e reúso completo, posicionado para se tornar uma metodologia de gerenciamento de projetos de código aberto. Isto significa que a reprodução e reutilização é autorizada desde que a fonte seja reconhecida.

O PM² Guide – Open Edition está disponível através da EU Bookshop:

Https://bookshop.europa.eu/en/pm-project-management-methodology-guide-pbNO0716056/

© União Europeia, 2016
Reprodução e reutilização do PM² Guide – Open Edition é autorizada mediante indicação da fonte.
O logótipo PM2 é propriedade da União Europeia e não pode ser registado como uma marca comercial ou de outra forma, nem utilizado separadamente destes documentos.
Nem a publicação nem o logótipo podem ser utilizados de uma forma que sugira o endosso de uma organização externa pela União Europeia.

Mauro Sotille

Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech, onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusFlickr

Artigos Relacionados

1 comentário para Metodologia de Gestão de Projetos Open PM²

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>