pdusOs profissionais certificados como PMP precisam comprovar ao PMI, regularmente, que continuam se desenvolvendo nas melhores práticas de gerenciamento de projetos.

Depois que você passa no exame de certificação PMP, vem um sentimento de alívio e satisfação. Porém, em certo momento você se dá conta que a certificação não é para sempre!

Os profissionais certificados PMP devem acumular um mínimo de 60 Unidades de Desenvolvimento Profissional, conhecidas como Professional Development Units (PDUs) a cada 3 anos, a partir da data da obtenção da certificação inicial. 

OBS: Quem tem a credencial CAPM® necessita 15 PDUs no ciclo de 3 anos.

A regra básica é que cada hora gasta em uma atividade de desenvolvimento profissional equivale a 1 PDU.

Como então obter as tais PDUs? Há vários modos de obtê-las. Alguns são pagos, porém muitas podem ser obtidas de forma fácil, sem esvaziar a sua carteira. Vamos então ver os modos de se qualificar para os requisitos de certificação continuada (Continuing Certification Requirements – CCR) do PMI.

O que é PDU?

PDU é a unidade de medida utilizada para quantificar atividades aprovadas de serviço profissional e aprendizagem. Essas atividades devem estar relacionadas a tópicos de Gerenciamento de Projetos consistentes com as áreas de conhecimento e os processos descritos no Guia PMBOK® e envolver recursos especializados apropriados.

O PMI utiliza as PDUs para quantificar os cursos aprovados e atividades profissionais exercidas pelas pessoas certificadas, buscando garantir a manutenção destas certificações.

Não é preciso estar exercendo a função ou o cargo de gerente de projetos para continuar acumulando PDUs.

Existem várias maneiras de se obter PDUs, conforme especificado no programa de Requisitos de Continuidade de Certificação (Continuing Certification Requirements – CCR), cuja descrição pode ser encontrada no próprio guia (handbook) da certificação PMP.

Tipicamente, uma PDU é obtida para cada hora gasta em uma atividade ou experiência de aprendizagem estruturada planejada. Esta atividade ou um grupo de atividades relacionadas deve ter um mínimo de uma hora completa para ser aceito, podendo ser reportadas frações de 0,25 PDU a partir da primeira hora completa informada. São permitidos dez minutos de intervalo para cada hora em programas que excedam uma hora de duração.

Participar de cursos e seminários é um meio ideal para estar em dia com as melhores práticas de gerenciamento de projetos. Além disso, muitas atividades que você exerce profissionalmente podem também ser contabilizadas como PDUs.

Atenção! Os PDUs só podem ser obtidos em atividades concluídas após a data da obtenção da credencial. Além disso, você não pode pleitear mais de uma vez a participação em um mesmo curso ou atividade.

 

VISÃO GERAL DOS REQUISITOS PARA CONTINUIDADE DA CERTIFICAÇÃO

Categorias de PDUs

As categorias são divididas em dois grupos:

  • Categorias de Educação: sem limite de PDUs
  • Categorias de Contribuição com a Profissão: limite de 25 PDUs por ciclo para PMP, PgMP, PfMP e PMI-PBA e 12 PDUs para PMI-SP, PMI-ACP e PMI-RMP

 

EDUCAÇÃO

Sem limite no número de PDUs obtidas no ciclo de 3 anos. Não há limite máximo para as PDUs na categoria educação. Todas as 60 PDUs para a certificação PMP, por exemplo, podem ser obtidas por meio de atividades de ensino.

Uma (1) hora de aprendizado relacionado ao gerenciamento de projetos em uma atividade estruturada ou curso é igual a um (1) PDU. É possível também reportar percentuais 0,25, 0,50 e 0,75.

As PDUs de educação devem estar alinhadas ao  “PMI Talent Triangle”:

  • Gerenciamento de Técnico de Projetos: um mínimo de 8 PDUs devem ser conquistadas em educação focada na aquisição de conhecimentos, habilidades e comportamentos relacionados com domínios específicos de Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio (ex.: cronogramas, valor agregado, riscos, etc.).

  • Liderança, um mínimo de 8 PDUs devem ser conquistadas através da educação centrada na aquisição de conhecimentos, habilidades e comportamentos orientados à liderança, incluindo competências transversais que ajudam uma organização a alcançar seus objetivos de negócios (ex.: liderança de equipes, comunicação, negociação, etc.).

  • Gestão Estratégica e de Negócios, um mínimo de 8 PDUs devem ser obtidas em educação centrada na aquisição de conhecimento e experiência na indústria ou organização que você trabalha, que melhora o desempenho e proporciona melhores resultados de negócios (ex.: engajamento de partes interessadas, segurança)

pmi-talent-triangle

 

Atividades de educação que geram PDUs:

  • Veja aqui alguns cursos que você pode fazer.
  • Cursos que tenham alguma ligação com o “PMI Talent Triangle”, como Escritório de Projetos, de Portfólio, Melhores Práticas, de ferramentas, Negociação, Liderança, etc., mesmo que não registrados junto ao PMI.
  • Cursos acadêmicos: Oferecidos por uma Universidade ou Faculdade.
  • Eventos de organizações, como os chapters do PMI.
  • Congressos, conferências, seminários ou simpósios: Estes eventos oferecem ótimas oportunidades de networking com os colegas da profissão e dão direito a PDUs pelas palestras (em geral con duração entre 1 e 2 horas) às quais você comparece.
  • Media online ou digital: Inclui webinars, podcasts, CD-ROMs interativos e vídeos
  • Leitura de livros, artigos, manuais de instrução, blogs, wikis,  etc.
  • Aprendizado informal compartilhando conhecimentos de gerenciamento de projetos com outros profissionais, em painéis ou fóruns de discussão, sessões de aprendizado e discussões estruturadas.
  • Mesmo que não mencionem explicitamente que geram PDUs, qualquer curso, conferência, seminário ou mesmo webinar relevante para sua educação em gerenciamento de projeto pode ser utilizado para manter a certificação.
  • Deve ser armazenada a Confirmação de Inscrição, Certificado ou Carta de Presença, informando o conteúdo e a qualificação do professor, para o caso de auditoria.
  • É importante observar não há limite nas PDUs da categoria Educação que o profissional pode obter durante um ciclo CCR.

 

CONTRIBUIÇÃO COM A PROFISSÃO

Com um limite máximo de 25 PDUs para PMPs e 06 para CAPMs a serem obtidas no ciclo de 3 anos.

 Criação de novos conhecimentos em gerenciamento de projetos

  • Envolve a autoria de livros ou artigos (mesmo que seja na newsletter de sua empresa), a apresentação de palestras em eventos, cursos, seminários, podcasts, webinars ou mesmo ser palestrante ou moderador de um painel ou discussão relevante. Note que tanto o tempo necessário para preparar ou criar este conhecimento, quanto o tempo para apresentá-lo, contam PDUs

Serviço voluntário

  • Uma (1) hora de serviço voluntário é igual a um (1) PDU.
  • Junto ao PMI: Atuando como voluntário nos congressos e eventos promovidos pelo PMI ou pelos Chapters ou junto aos grupos de revisão dos guias do PMI.
  • Atuar como Diretor ou membro de um comitê, junto a um Chapter ou Comunidade de Prática do PMI ou outra organização ligada a gerenciamento de projetos.
  • Outros serviços voluntários: Você pode oferecer os seus serviços profissionais em uma organização fora do seu ambiente de trabalho profissional. Você pode trabalhar como um diretor ou como um voluntário de uma organização de gerenciamento de projetos. Ou ainda, você pode prestar serviços voluntários como gerente de projetos para a comunidade ou para um grupo de caridade.

Trabalhar como um profissional em gerenciamento de projeto

  • Exercer atividades ligadas a gerenciamento de projetos por um mínimo de 6 meses dentro de um período de 12 meses.
  •  08 PDUs por ciclo de 3 anos .
  • Documentação exigida mediante pedido de auditoria: prova de emprego (trabalho)

Como devem ser reportadas as atividades?

Seu ciclo CCR de 3 anos inicia no dia em que você passa no exame. Se no dia do terceiro aniversário da sua certificação você não tiver cadastrado as PDUs necessárias e pago a taxa de renovação, sua credencial fica na posição “suspensa”. Um ano após ter iniciado a suspensão, se os requisitos não tiverem sido atendidos, a credencial expira e você vai ter de fazer o exame novamente.

Os profissionais certificados são responsáveis por reportar suas atividades conforme elas ocorram. O melhor modo para reportar é  acessar o Continuing Certification Requirements System, através do site https://ccrs.pmi.org/ utilizando seu nome de usuário e senha (cadastrados quando da obtenção da certificação). Neste site será mostrado um resumo de suas PDUs e será possível cadastrar as PDUs para manter sua credencial em Report PDUs.

Nota: Se você tiver mais PDUs que o necessário para completar seu ciclo CCR, você pode aproveitar até o máximo de 20 PDUs obtidas no último ano do seu ciclo atual, para o próximo ciclo!

Clique aqui para detalhes sobre como cadastrar suas PDUs

Posso reivindicar os PDUs correspondentes mesmo quando estes cursos não mencionam que geram PDUs ?

Mesmo que os cursos não mencionem explicitamente que geram PDUs, qualquer curso, conferência, seminário ou simpósios relevantes a sua educação em gerenciamento de projeto podem ser utilizados para manter a certificação, na Categoria Educação. Uma hora de treinamento em assunto relacionado a gerenciamento de projetos é igual a 1 PDU. É possível também reportar percentuais 0,25, 0,50 e 0,75. As PDUs de educação devem estar organizadas de modo que fiquem alinhadas ao “PMI Talent Triangle”. Deve ser armazenada a Confirmação de Inscrição, Certificado ou Carta de Presença, informando o conteúdo e a qualificação do professor, para o caso de auditoria.

Horas de treinamento em cursos como COBIT e ITIL geram PDUs?

Os treinamentos de ITIL e COBIT, embora não sejam baseados nas boas práticas do PMI, envolvem uma estrutura de gerenciamento de projetos e treinamento em gestão de TI e na estrutura de governança de TI, assim geram PDUs. O mesmo acontece com cursos Scrum.

Note que a certificação ITIL, COBIT ou Scrum Master em si não gera PDU, somente as horas de treinamento realizados para obtê-las (categoria B: Educação Continuada).

Datas do Ciclo x Renovação da Certificação

As datas do seu ciclo não mudam, independentemente de quando você renovar sua certificação. Se você já obteve PDUs suficientes para solicitar a renovação muito antes do prazo, renovar agora ou deixar para depois depende de sua expectativa de evolução da taxa cambial, porém isso não altera as datas de seu ciclo de 3 anos.

AUDITORIA

Todos os certificados PMP que solicitam PDUs devem manter um arquivo pessoal, com todas as evidências, certificados, notas e datas das discussões ou leituras, cartas, agendas de cursos, publicações ou outros documentos que suportem as atividades reportadas, para ser apresentado caso o PMI solicite para fins de auditoria. Um percentual de profissionais será randomicamente selecionado e auditado a cada ano. Portanto, a documentação deve ser mantida por pelo menos 18 meses após o final do Ciclo CCR.

OBS: Não existe o conceito de “validação” de PDUs previamente à submissão.

TAXAS

Para cadastrar os PDUs não é necessário pagar nada. No entanto, ao final do ciclo de 3 anos há uma taxa de renovação de US$ 60 para os filiados ao PMI e de US$ 150 para os que não são filiados (para PMPs). Quando você completa 60 PDUs, automaticamente a taxa de renovação vai para o seu ‘carrinho de compras’ do site. Você deve ir até lá e validar a compra.

Próximo da data de sua renovação você irá receber um e-mail do PMI com instruções.

Filiados antigos têm o benefício de renovar a filiação ao PMI por US$65, assim, vale a pena renovar a filiação ao PMI antes de renovar a certificação (US$65 + US$60 = US$125), pois não filiados pagam US$ 150.

Porém, se você não é filiado ao PMI ou deixou de renovar sua filiação, não têm mais o benefício da redução do valor da filiação, pois o desconto para novos filiados foi extinto. Assim, financeiramente, não vale a pena renovar a filiação ao PMI antes de renovar a certificação.

SUSPENSÃO / CANCELAMENTO DA CERTIFICAÇÃO

Como você não registrar os PDUs ou pagar a taxa, você vai ser colocado em um status de suspensão. O período de suspensão tem duração de um ano (12 meses) e você não pode se referir a si mesmo como PMP.

Se sua certificação PMP foi suspensa você tem um ano para renovar, senão sua certificação expirará completamente.  Para sair da suspensão você deve cumprir os requisitos de renovação obtendo as PDUs que faltam.

Note que mesmo pagando dentro desse um ano a próxima data de seu ciclo não muda. Ou seja, depois que você sai do status suspenso e é reintegrado ao status ativo seu ciclo de 3 anos continua relacionado à data que você obteve a certificação.

Se você não atender aos requisitos de renovação ao final do período de suspensão de um ano, ela vai expirar. Para reativar a certificação PMP depois que ela expirou, você terá de se inscrever novamente para o exame PMP, pagar todos os custos relacionados e passar novamente no exame.

MÚLTIPLAS CERTIFICAÇÕES

As PDUs que você ganhar para manter as credencias PgMP, PfMP, PMI-PBA, PMI-SP, PMI-ACP e PMI-RMP também podem ser utilizadas para manter a certificação PMP e CAPM. Note, porém, que as PDUs obtidas para PMI-SP, por exemplo, devem ser da área especializada de cronograma de projetos e não podem ser usadas para a Credencial PMI-RMP.

COMO TRANSFERIR PDUs PARA O PRÓXIMO CICLO

Se você ganhar mais PDUs do que o necessário durante o seu ciclo CCR, você pode transferir 20 PDUs para o próximo ciclo de sua certificação/CCR, para manter sua certificação PMP. Atenção! Somente as PDUs excedentes obtidas no último um ano (12 meses) do ciclo de sua certificação podem ser transferidas.

Em seu relatório, “PDUs applied from a previous cycle” são as PDUs que você ganhou a mais do que o necessário no ciclo anterior e foram transferidas para o próximo ciclo. “PDUs available to apply to the next cycle” são as PDUs que estão sobrando no ciclo atual e poderão ser usadas no próximo ciclo de 03 anos.

GUIA COMPLETO

Clique aqui e baixe um guia completo em Português  (em PDF) com tudo que você deve saber sobre PDUs

Baixe o novo guia do PMI com orientações sobre os PDUs a partir de dez/2015: CCR Program Handbook


Há várias outras formas de obter PDUs. Maiores informações podem ser encontradas aqui no website do PMI. Um guia de como usar o sistema de cadastramento na internet pode ser encontrado em http://www.pmi.org/Help/ccrs_user/default.htm (em inglês).

Para respostas do PMI (em Inglês), sobre as dúvidas mais frequentes: http://www.pmi.org/Certification/Certification-FAQ.aspx#audit