Gerentes de projeto trazem imenso valor para as organizações. Profissionais de gerenciamento de projetos que desejam avançar em sua empresa ou buscar novas oportunidades de emprego devem focar nas cinco habilidades abaixo.
1. Cultura e comportamento organizacional
O desempenho dos projetos é fortemente influenciado pela motivação das pessoas envolvidas. Os gerentes de projetos que participarem de treinamentos relacionados à cultura e ao comportamento organizacional aumentarão o desempenho de qualquer equipe de projeto e de partes interessadas.
É mais provável que as empresas obtenham sucesso nos projetos quando a cultura e o comportamento são considerados nas iniciativas e metas. Isso não quer dizer que pessoas felizes se traduzam automaticamente em equipes de alto desempenho, mas certamente afetam a produtividade, a adesão e, por fim, a obtenção de metas.
Um gerente de projeto que compreenda e tenha habilidades em cultura e comportamento traz imenso valor para as organizações e pode ajudar a atingir objetivos com maior harmonia interna, menos conflitos e níveis mais altos de produtividade e inovação.
2. Mentoria e motivação
Em consonância com a cultura e o comportamento organizacional, os gerentes de projeto que sabem como orientar e motivar as equipes e as partes interessadas proporcionam às empresas uma tranquilidade adicional. Quando os membros da equipe são efetivamente orientados e motivados, eles geralmente assumem mais responsabilidades.
Além disso, um gerente que reconhece que as equipes são mais fortes, mais inteligentes e mais capazes de obter melhores resultados quando cada membro é motivado, se torna muito mais interessante para um potencial empregador. Assim, empregadores e recrutadores tendem a favorecer GPs que reconhecem que sua força vem do conjunto de habilidades de sua equipe. Estes compreendem melhor seu papel como líder e mentor.
3. Escritórios de projetos corporativos
Muitas empresas com um Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO) ainda estão executando projetos com apenas com foco tático / operacional, enquanto 60% das empresas com um PMO corporativo executam projetos em alinhamento com as metas de negócios. Os PMOs corporativos conseguem:
- Padronização de processos
- Melhor planejamento de capacidade e alocação de recursos
- Foco de benefícios aprimorado
- Desenvolvimento de competências essenciais
- Estabelecer e monitorar métricas com sucesso
- Transição bem-sucedida de projetos concluídos para o negócio
O alinhamento direto de cada projeto a programa, portfólio e metas estratégicas gerais de negócios é uma habilidade essencial e uma tendência em gerenciamento de projetos.
4. Certificação em projetos
Hoje, se você quiser ser considerado no topo do campo de gerenciamento de projetos, é essencial ter a certificação PMP (Project Management Professional). Ela demonstra seu comprometimento com sua escolha de carreira, bem como seu nível de experiência e capacidade de entender o conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos.
O aumento da conscientização e da demanda por PMPs ajudou a padronizar a educação em gerenciamento de projetos em todo o mundo.
Em 2019 continuaremos a ver, não só a demanda por Profissionais de Gerenciamento de Projetos (PMP) certificados pelo PMI, mas agora também por Profissionais de Gerenciamento de Programas (PgMP) e Profissionais de Gerenciamento de Portfólios (PfMP) em empresas de todo o mundo.
5. Metodologias ágeis e híbridas
O gerenciamento ágil de projetos continua sendo a habilidade técnica mais procurada por empresas de todos os setores em todo o mundo. As empresas enfrentam o difícil cenário competitivo e os clientes continuam exigindo entregas de melhor qualidade com mais rapidez. Desse modo, os gerentes de projetos precisam ser qualificados e equipados com o conhecimento de metodologias Ágeis e híbridas para flexibilizar e mudar quando necessário.
O Agile permanecerá em alta demanda, mas os gerentes que reconhecem os benefícios de uma abordagem híbrida e adotam várias abordagens quando aplicáveis estarão em maior demanda.
Embora as habilidades listadas acima não sejam as únicas habilidades que os empregadores estão buscando, elas são habilidades que os empregadores notam. Certificação PMP, conhecimento de cultura e comportamento organizacional, estratégia de negócios, metodologias ágeis ou híbridas, e a capacidade de mentor, não só vai deixar você se destacar entre outros candidatos a emprego, mas melhora suas chances de ser contratado.
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.
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