Fiquei muito triste ao ler em um e-mail esta manhã que o Dr. Eliyahu Goldratt faleceu ontem, 11 de junho de 2011.

Sua influência na área de gerenciamento de projetos, entre outras, tem sido marcante. Eli Goldratt é o criador da Teoria das Restrições (TOC) e autor de vários livros, incluindo A Meta (1984) e Corrente Crítica (1997).

Li pela primeira vez A Meta quando eu era gerente de projetos na Hewlett-Packard e nossa equipe debateu como as idéias de Goldratt poderiam ser aplicadas a nossos projetos. Posteriormente tive a oportunidade de estar em uma de suas palestras e ele realmente abriu meus olhos para novos modos de pensar.

Nos últimos anos vimos que Teoria das Restrições pode ser aplicada ao planejamento estratégico, aos negócios e ao gerenciamento de projetos. Corrente Crítica é uma abordagem para gerenciamento de projetos, voltada para a administração de prazos e atividades, baseada na Teoria das Restrições.

Eli Goldratt virou uma lenda.  Suas idéias desafiam o modo como achamos que as coisas devem ser feitas, apontam as premissas falsas e as consequências inesperadas e nos mostram que os problemas complexos têm uma simplicidade inerente.

Abaixo segue o comunicado completo e o vídeo liberados pelo Goldratt Group em sua memória:

Sessenta e quatro anos atrás, um gigante nasceu.

Dr. Eliyahu M. Goldratt passou sua vida adulta inteira lutando para mostrar que é possível fazer deste mundo um lugar melhor. Devemos ter a honestidade de ver a realidade como ela é, nós devemos ter a coragem de desafiar as suposições, e acima de tudo, devemos usar o dom de pensar. Após ter aplicado estes princípios a vários campos da gestão, ele criou a Teoria das Restrições (TOC). Seus conceitos e ensinamentos têm se expandido para além da gestão e estão sendo usados na área da saúde, educação, aconselhamento, administração, agricultura e crescimento pessoal – para citar alguns campos usando TOC. Seu legado é inestimável.

Em 11 junho de 2011 ao meio-dia, Eli Goldratt faleceu em sua casa em Israel em companhia de sua família e amigos íntimos.

A força e a paixão de Eli permitiram que ele passasse seus últimos dias partilhando e entregando suas últimas ideias e descobertas para um grupo de pessoas que se comprometeram a transferir esse conhecimento para a Comunidade TOC durante o próximo Teory of Constraints International Certification Organization Conference, em Nova York .

Foi o último desejo de Eli levar a TOC para o próximo nível – verdadeiramente de pé sobre os ombros do gigante que ele é.

“Eu sorrio e começo a contar nos dedos: Um, as pessoas são boas. Dois, todos os conflitos podem ser removidos. Três, cada situação, não importa o quão complexa parece inicialmente, é extremamente simples. Quatro, toda situação pode ser substancialmente melhorada; mesmo o céu não é o limite. Cinco, cada pessoa pode alcançar uma vida plena.  Seis, há sempre uma solução ganha-ganha. Devo continuar a contar”?

Video: https://www.toc-goldratt.com/TV/video.php?id=470

Abraço,

Mauro Sotille