Ferramentas gratuitas de gerenciamento de projetos

Por | 2018-01-09T10:49:17+00:00 14/08/2017|4 Comentários  |  Download PDF Versão em PDF  |  Imprima esse artigo Imprima esse artigo

A seguir estão listadas algumas das ferramentas gratuitas de gerenciamento de projetos mais populares.

Embora a maioria dos softwares comerciais de gerenciamento de projetos ofereçam recursos avançados, as ferramentas listadas oferecem funcionalidades suficientes para a maioria dos projetos.

As ferramentas estão ordenadas em ordem alfabética. E no final do artigo há uma enquete na qual você pode votar nas melhores ferramentas e ver os resultados atuais da votação.

GPWeb

Múltiplos projetos, Interface web, versão em Português

O GPWeb é um software disponível no portal de software público. É executado via Web, tendo sido criado na linguagem PHP e banco de dados MySQL.O gpweb é composto por um conjunto de módulos. Alguns destes módulos, bem como elementos do núcleo do sistema, são derivados do dotProject (solução descontinuada, leia no final deste artigo) com funcionalidades similares.

O GPWeb é um sistema de gerenciamento de projetos, gestão estratégica, BSC, comunicação corporativa e GED. É projetado para gerenciar o planejamento estratégico, gerenciamento de projetos orientados a processos e todo o ciclo de vida de projetos. O GPWeb fornece soluções com capacidade de colaboração e de fluxos de trabalho.

https://softwarepublico.gov.br/social/gpweb

 

Freedcamp

Múltiplos projetos, Interface web, somente em Inglês

O Freedcamp é uma ferramenta de colaboração que oferece acesso à sua versão gratuita de gerenciamento de projetos ágeis com projetos, usuários e armazenamento ilimitados. Inclui recursos como painéis que dão aos usuários uma visão personalizada de seus projetos, a capacidade de trabalhar com tarefas, subtarefas, discussões, marcos, horários, arquivos e calendários. É possível converter tarefas em cartões Kanban.

Freedcamp é gratuito para um número ilimitado de usuários e projetos. Porém, embora haja um bom número de aplicações básicas

Mauro Sotille

Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech, onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusFlickr

Artigos Relacionados

4 Comentários

  1. Emerson Carlos da Silva 17 de agosto de 2017 em 0:36

    Mauro, excelente post!
    Segue outras ferramentas gratuitas que seguramente acredito que poderiam ser incluídas na lista:
    – Synchro Scheduler
    – Bitrix24
    – 2.Plan Desktop
    – MeisterTask
    – Taiga.io
    – Asana
    – Orangescrum

  2. Peter Mello, PMP, PMI-SP, SpS 18 de agosto de 2017 em 0:27

    Mauro, você expõe duas ferramentas gratuitas (Redmine e Spider) que estou fazendo um trabalho para que conversem entre si.

    Assim, temos a facilidade da Web no Redmine e o poder de cálculo, multiplas moedas, Simulação de Monte Carlo, Valor Agregado e outras ferramentas do Spider.

    Sim, a Desk200 é para projetos individuais, mas em conjunto com o Spider Pro atende Portfólios com excelente custo/benefício (sem licenças de banco de dados, servidores especiais, etc).

    A versão Spider CPM não tem limite de tamanho de projetos. Assim, é possível também administrar um portfólio ou múltiplos projetos, perdendo essencialmente a função de nivelamento automático de recursos do Spider Desk200 (utilidade que muitos nem usam pois estão acostumados a não ver tal função funcionando em ferramentas bem conhecidas e pagas no mercado!)

    Ferramentas disponíveis na Desk200:
    – Simulação de Monte Carlo
    – Múltiplas moedas
    – Recursos com nivelamento por habilidades (transforma recursos genéricos em nominais)
    – Múltiplos calendários
    – Curva-S Integrada
    – Tempo x Caminho
    – EAP (decomposição visual)
    – Diagrama de Redes
    – Cronogramas probabilísticos
    – Cronogramas condicionais
    – Envio e recebimento de registro de avanços de projetos para distribuição entre membros de equipe
    – Armazenamento de arquivos & trabalho com múltiplos usuários usando Gdrive, Onedrive, Dropbox.
    – Troca de arquivos com o Primavera (.xer) e MS-Project (XML)
    – Integração com sistemas externos (ERP,etc) via scripts criados por wizards na ferramenta.
    – Fórmulas & otimização de recursos compartilhados, com integração à ferramenta de Portfólio.

  3. Edson Fernandes Júnior 7 de Janeiro de 2018 em 15:08

    O Wrike nao é gratis. É demo de 15 dias.

  4. Mauro Sotille 9 de Janeiro de 2018 em 13:20

    OK. Retirado.

Os comentários estão encerrados.