O Microsoft Project é um aplicativo de software vendido pela Microsoft que além de fazer o cronogram fornece ferramentas de gerenciamento de projetos. O programa, que tem muitas versões diferentes, permite aos usuários:

  • Compreender e controlar cronogramas e finanças do projeto.
  • Comunicar e apresentar as informações do projeto.
  • Organizar, estimar e agendar trabalho, recursos e custos para garantir que os projetos sejam concluídos de acordo com o planejado.
  • Rastrear e reportar o progresso do projeto em relação às premissas originais de trabalho, custo e cronograma.

Visão geral do Microsoft Project

O Microsoft Project permite que o gerente de projeto insira e organize as tarefas de um projeto (também conhecido como “estrutura analítica do projeto” ou EAP) e atribua funcionários (conhecidos como “recursos”) a essas tarefas, além de rastrear informações de custos. O sistema fornece métodos alternativos de organização para acomodar outros métodos de gerenciamento de projetos (por exemplo, metodologia Agile).

O Microsoft Project também fornece funcionalidade que permite ao usuário criar relatórios que comunicam a posição e o andamento de um projeto em um formato útil para as partes interessadas, mas flexível o suficiente para mudar rapidamente de um formato para outro, dependendo das necessidades da parte interessada.

Versões do Microsoft Project

O Microsoft Project tem várias versões diferentes, com base nas necessidades dos usuários e da organização. Abaixo está uma breve visão geral das versões.

  • Project Standard: Ajuda o usuário individual a se manter organizado e permite planejamento, rastreamento e relatórios rápidos. Projetado para integrar com o Microsoft Office 2019 e seus gráficos e gráficos avançados.
  • Project Professional: inclui todos os recursos do Project Standard, além de ferramentas de colaboração, envio de quadro de horários e sincronização de tarefas para conectividade com o SharePoint e o Project Server.
  • Project Online Professional: Projetado para o gerente de projeto, sendo baseado em assinatura. O Project Online Professional fornece conectividade remota, web e local para as soluções de gerenciamento de projetos corporativos da Microsoft. Fornecendo a versão mais recente do Project Professional como uma assinatura, o software é mantido automaticamente atualizado (com opções para políticas personalizáveis). Os usuários em movimento podem trabalhar no computador de sua escolha.
  • Project Online Essentials: Para uso com projetos gerenciados com o Project Online ou o Project Server. Permite que os membros da equipe acessem quadros de horários, gerenciem tarefas, adicionem problemas e riscos e colaborem de qualquer lugar. Projetado para os membros da equipe, o Essentials permite atualizações de tarefas, atualizações de problemas e riscos, envio de quadros de horários e colaboração online com o Microsoft Teams.
  • Project Online Premium: Fornece uma solução on-line flexível para gerenciamento de portfólio de projetos (PPM). Projetado para gerentes de recursos e gerentes de portfólios, o Premium oferece funcionalidade de projeto, programa e portfólio a nível corporativo, de praticamente qualquer lugar em praticamente qualquer dispositivo. As demandas de recursos em todos os projetos e relatórios de portfólio são componentes-chave para entender todos os projetos da empresa.
  • Project Server: o Project Server é o Project Online com menos recursos. É uma solução flexível no local para gerenciamento de portfólio de projetos (PPM) e trabalho diário. Os membros da equipe, os participantes do projeto e os tomadores de decisões de negócios podem começar, priorizar os investimentos do portfólio de projetos e entregar o valor comercial pretendido de praticamente qualquer lugar.Não é transmitido na nuvem. Esta versão requer o SharePoint, que é licenciado separadamente.

Recursos introduzidos no Microsoft Project 2019

  • Menu suspenso para vinculação de tarefas: a seleção deste menu mostrará a hierarquia de tarefas permitindo a seleção predecessora ou sucessora com um clique do mouse.
  • Campo de nome de resumo da tarefa: esse novo recurso é um campo somente leitura que identifica a tarefa de resumo de cada tarefa (ou pai) na hierarquia de tarefas do projeto. É útil ao classificar e filtrar nuvens na estrutura do projeto padrão.
  • Rótulos e andamento da barra de cronograma: A exibição da Linha de Tempo auxiliou por muito tempo os recursos do Microsoft Project, mas agora também oferece a capacidade de organizar as barras em segmentos separados e fornecer pistas visuais sobre o progresso feito.
  • Melhor acessibilidade: Melhorias no suporte a contraste e teclado, Narrador e recursos de personalização garantem que o Projeto e seus recursos de gerenciamento estejam disponíveis para todos.

Recursos introduzidos no Microsoft Project 2016

  • Exibição de várias linhas de tempo: veja mais de uma visualização de linha de tempo aprimorada visualmente para ajudar a visualizar diferentes fases do seu plano de projeto. Você pode definir as datas de início e término para cada linha do tempo a partir dessa exibição.
  • Envolvimentos do recurso: Solicite um recurso no projeto e seu gerente de recursos pode aceitar ou negar sua solicitação. Se aceito, seu recurso será bloqueado para garantir a disponibilidade.
    Visualizações de recursos: um espaço designado para os gerentes de recursos examinarem e aceitarem ou negarem todas as solicitações de recursos.
  • Mapas de Calor de Capacidade de Recursos: Novo recurso de relatório que permite ver rapidamente como seus recursos estão sendo usados.
  • Diga-me: em vez de pesquisar no Project ou nos recursos de ajuda on-line, o Tell Me procurará a solução necessária.
  • Add-ins: os Add-ins do Microsoft Project agora estão mais fáceis do que nunca para se integrar ao seu projeto. Os aplicativos parceiros da Microsoft podem ser baixados da mesma maneira eficiente que os modelos do armazenamento do Office.
  • Novos temas: Mude o tema do seu projeto para o que você preferir: colorido, cinza escuro ou branco.
  • Feedback no aplicativo: Agora você pode fornecer seus comentários, opiniões e sugestões diretamente à Microsoft na guia Arquivo, clicando na seção Comentários.

Recursos introduzidos no Microsoft Project 2013

  • Relatórios aprimorados
    • Relatórios personalizáveis: os usuários podem criar relatórios profissionais sem precisar exportar os dados para outro programa. Isso inclui adicionar imagens, gráficos, animação, links e muito mais.
    • Relatórios pré-instalados: aproveita ao máximo os novos recursos gráficos e de formatação. Adicione ou remova elementos desses relatórios pré-criados, incluindo a alteração das cores.
    • Relatórios Burndown: mostra o trabalho planejado, o trabalho concluído e o restante do trabalho como linhas em um gráfico. Estes dão um status imediato, informando se o seu projeto está atrasado ou adiantado.
  • Integração com o Lync: inicie uma sessão de IM, um bate-papo com vídeo, um e-mail ou um telefonema com os membros da equipe passando o mouse sobre um nome.
  • Rastrear caminhos de tarefas: ajuda a organizar um gráfico de Gantt complexo, permitindo que os usuários realcem a cadeia de links – ou o caminho da tarefa – para qualquer tarefa. Quando você clica em uma tarefa, todas as suas tarefas predecessoras aparecem em uma cor e todas as suas tarefas sucessoras aparecem em outra cor.
  • Intervalo de datas aumentadas: defina datas do projeto até 31/12/2149. Este é um século a mais que os limites do Project 2010.
  • Compartilhar reuniões: permite que os usuários compartilhem relatórios, cronogramas ou dados exportados do projeto na forma de slides do PowerPoint, documentos do Word, planilhas do Excel e anotações do OneNote durante reuniões on-line de qualquer dispositivo compatível, mesmo que o Office não esteja instalado.
  • Armazenamento em nuvem: permite que os usuários acessem e compartilhem agendas do Projeto, planilhas do Excel e outros arquivos do Office.
  • Acesso on-line: com o Project Online, os usuários podem acessar uma versão completa do Project de praticamente qualquer lugar, mesmo em PCs que não têm o Project 2013 instalado.

Recursos introduzidos no Microsoft Project 2010

  • Sincronização do SharePoint: esse recurso permite que os usuários publiquem o cronograma de um projeto como uma lista de tarefas do SharePoint 2010 e recebam atualizações de tarefas dos membros da equipe. Ele também permite manter as duas correspondências, mesmo quando uma ou outra muda.
  • Programação manual: Chamado de “programação controlada pelo usuário” pela Microsoft, esse recurso permite que os usuários definam as durações das tarefas e as datas de início e término simplesmente por um método de ponto e clique.
  • Texto de espaço reservado: os usuários podem criar um plano de projeto mesmo sem todos os detalhes. O Project 2010 permite inserir notas de texto nos campos Data ou Duração e atualizá-las mais tarde quando você tiver mais informações.
  • Tarefas ativas e inativas: permite que os usuários realizem análises hipotéticas ativando ou desativando tarefas e visualizando o impacto na programação, nos recursos e no orçamento.
  • Visualização da linha do tempo: essa visualização mostra todo o cronograma em um modelo que é fácil para os gerentes de projetos não entenderem e seguirem.
  • Planejador de equipe: esse recurso permite que os usuários arrastem e soltem recursos (pessoas e materiais) e experimentem vários cenários de projeto.
  • Inspetor de Tarefas: Se uma tarefa tiver um conflito de agendamento ou um recurso estiver super alocado, esse recurso permitirá corrigir o problema.