Você sabia que as atividades marco (duração zero) têm um peso no percentual concluído (%) no MS Project?
Imagine que tenhamos duas atividades em sequencia, com um marco de final de projeto logo a seguir. Ao informarmos que as duas atividades estão concluídas (100% Concluído), notamos que o sumário do projeto fica em 99%!
Isso ocorre porque o marco de final do projeto, mesmo com duração de 0 dias tem peso de 1% no avanço global do cronograma. Devemos então informar 100% concluído também para o marco de final, para que o sumário do cronograma informe os 100% completos no projeto como um todo.
Curso de MS Project da PM Tech. Clique aqui para maiores informações.
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.
Prezado Mauro,
Interessante sua observação, mas devemos observar que o % concluida não representa avanço/progresso da atividade, apenas o quanto de tempo foi realizado/consumido.
O correto seria utilizar o % fisico concluído.
Mauro, há também o ProjectLivre (evolução do OpenProject).
É uma boa indicação, principalmente para pequenas e médias empresas, que não dispõem de recursos para a compra do MS Project (que não é nada barato).
Um abraço!