A seguir estão listadas algumas das ferramentas gratuitas de gerenciamento de projetos mais populares.
Embora a maioria dos softwares comerciais de gerenciamento de projetos ofereçam recursos avançados, as ferramentas listadas oferecem funcionalidades suficientes para a maioria dos projetos.
As ferramentas estão ordenadas em ordem alfabética. E no final do artigo há uma enquete na qual você pode votar nas melhores ferramentas e ver os resultados atuais da votação.
GPWeb
Múltiplos projetos, Interface web, versão em Português
O GPWeb é um software disponível no portal de software público. É executado via Web, tendo sido criado na linguagem PHP e banco de dados MySQL.O gpweb é composto por um conjunto de módulos. Alguns destes módulos, bem como elementos do núcleo do sistema, são derivados do dotProject (solução descontinuada, leia no final deste artigo) com funcionalidades similares.
O GPWeb é um sistema de gerenciamento de projetos, gestão estratégica, BSC, comunicação corporativa e GED. É projetado para gerenciar o planejamento estratégico, gerenciamento de projetos orientados a processos e todo o ciclo de vida de projetos. O GPWeb fornece soluções com capacidade de colaboração e de fluxos de trabalho.
https://softwarepublico.gov.br/social/gpweb
Freedcamp
Múltiplos projetos, Interface web, somente em Inglês
O Freedcamp é uma ferramenta de colaboração que oferece acesso à sua versão gratuita de gerenciamento de projetos ágeis com projetos, usuários e armazenamento ilimitados. Inclui recursos como painéis que dão aos usuários uma visão personalizada de seus projetos, a capacidade de trabalhar com tarefas, subtarefas, discussões, marcos, horários, arquivos e calendários. É possível converter tarefas em cartões Kanban.
Freedcamp é gratuito para um número ilimitado de usuários e projetos. Porém, embora haja um bom número de aplicações básicas
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.
OK. Retirado.
O Wrike nao é gratis. É demo de 15 dias.
Mauro, você expõe duas ferramentas gratuitas (Redmine e Spider) que estou fazendo um trabalho para que conversem entre si.
Assim, temos a facilidade da Web no Redmine e o poder de cálculo, multiplas moedas, Simulação de Monte Carlo, Valor Agregado e outras ferramentas do Spider.
Sim, a Desk200 é para projetos individuais, mas em conjunto com o Spider Pro atende Portfólios com excelente custo/benefício (sem licenças de banco de dados, servidores especiais, etc).
A versão Spider CPM não tem limite de tamanho de projetos. Assim, é possível também administrar um portfólio ou múltiplos projetos, perdendo essencialmente a função de nivelamento automático de recursos do Spider Desk200 (utilidade que muitos nem usam pois estão acostumados a não ver tal função funcionando em ferramentas bem conhecidas e pagas no mercado!)
Ferramentas disponíveis na Desk200:
– Simulação de Monte Carlo
– Múltiplas moedas
– Recursos com nivelamento por habilidades (transforma recursos genéricos em nominais)
– Múltiplos calendários
– Curva-S Integrada
– Tempo x Caminho
– EAP (decomposição visual)
– Diagrama de Redes
– Cronogramas probabilísticos
– Cronogramas condicionais
– Envio e recebimento de registro de avanços de projetos para distribuição entre membros de equipe
– Armazenamento de arquivos & trabalho com múltiplos usuários usando Gdrive, Onedrive, Dropbox.
– Troca de arquivos com o Primavera (.xer) e MS-Project (XML)
– Integração com sistemas externos (ERP,etc) via scripts criados por wizards na ferramenta.
– Fórmulas & otimização de recursos compartilhados, com integração à ferramenta de Portfólio.
Mauro, excelente post!
Segue outras ferramentas gratuitas que seguramente acredito que poderiam ser incluídas na lista:
– Synchro Scheduler
– Bitrix24
– 2.Plan Desktop
– MeisterTask
– Taiga.io
– Asana
– Orangescrum