Os padrões do PMI

padroesAs mais recentes edições de seus padrões mais populares publicados pelo PMI® são: O Guia PMBOK® (A Guide to the Project Management Body of Knowledge), 5a Edição, o Padrão para Gerenciamento de Programas (The Standard for Program Management), 3a Edição e o Padrão para Gerenciamento de Portfolio (The Standard for Portfolio Management), 3a Edição.

O PMI desenvolveu um documento para ajudar a responder a questões frequentes sobre as mudanças nos guias, como as datas de publicação, a disponibilização de PDFs para os filiados e o que mudou nos exames de certificação como resultado das atualizações nos padrões, o qual pode ser acessado aqui.

Quando um padrão como o Guia PMBOK® muda (veja aqui as principais mudanças), os exames de certificação são atualizados para refletir as mudanças na referência profissional.

OBS:  Eu fiz uma palestra sobre o assunto no 12o. Congresso de Gerenciamento de Projetos em Brasília. Nesta apresentação, em Português, são mostradas as principais mudanças nos padrões. A apresentação está disponível no website do evento ou clicando aqui.

Abraços,

Mauro Sotille

Especialista em gerenciamento de projetos, programas, portfólio e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech, onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998 e Risk Management Professional (PMI-RMP), é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusFlickr

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>