timesheetQuem trabalha em projetos sabe que uma das coisas mais chatas a se fazer é preencher o timesheet (quadro de horários, em geral uma planilha de controle informando as horas trabalhadas nas atividades do projeto). O timesheet deve ser preenchido regularmente, ao final de um dia ou semana de trabalho, e enviado para aprovação do gerente do projeto.

Em alguns casos, empresas utilizam softwares que permitem a inclusão dessas horas em formulários eletrônicos, porém o grande problema é estimular as pessoas a preencher corretamente esses dados.

Pois bem, os escritórios da JWT e a Agência CASA em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro implantaram “Drink Timesheet”, uma geladeira trancada eletronicamente, abastecida por cerveja e outras bebidas e conectada ao banco de dados do timesheet.

Funciona assim: Toda sexta-feira, às 19h, quando toda a equipe preencher o timesheet a cerveja está liberada e a geladeira abre com o toque de uma sirene, o que já convida a equipe inteira para fechar a semana num happy hour. Isso também reforça o espírito de equipe, uma vez que se o seu colega do lado não preencher o timesheet ninguém bebe (a geladeira também tem refrigerante e suco). Veja o vídeo abaixo:

httpvh://www.youtube.com/watch?v=7ijAVVy5Gb0

A geladeira tem um cadeado conectado ao banco de dados de horas e usa um micro controlador de tecnologia nacional conectado ao servidor. Junto à geladeira há um tablet onde todos podem ver o percentual geral. Para não ter que usar o wi-fi corporativo foi colocado um roteador dentro do gabinete. Aqui tem fotos da solução técnica da geladeira.

Legal, né?