Em uma reunião da ISO na Suécia o representante coreano, Young Min Park, mostrou um vídeo que comparou os processos na ISO 21500 (Orientações sobre Gerenciamento de Projetos) e fez um mapeamento dos mesmos contra os registros históricos da construção da fortaleza de Hwaseong na Coréia, que foi construída a partir de 1794 a 1796 pelo rei Jeongjo da dinastia Joseon. A maioria dos processos descritos na ISO 21500 foram praticados no gerenciamento do projeto de construção e há provas documentais para apoiar isto.
No entanto, como é típico de muitos registros históricos, o gerenciamento do tempo não foi documentado. Os custos, qualidade e outras características foram completamente registrados e a construção foi concluída mais cedo do que o esperado, porém não há nenhuma informação sobre como isso foi feito! Apesar disso, o breve vídeo é uma delícia e mostra que o que importa são as práticas, não como nós as chamamos. Desfrute do vídeo (em Inglês). Ele tem apenas quatro minutos de duração, mas é derivado de registros detalhados mantidos nos Arquivos Reais da Coréia.
Video: Historical project tells about project management
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.
Deixar Um Comentário