O profissional em análise de negócios
A certificação PMI-PBA® dá destaque a seus conhecimentos em análise de negócios. Ela enfoca a sua habilidade de trabalhar efetivamente com as partes interessadas para definir os requisitos do negócio, moldar o resultado de projetos e conduzir os resultados de negócios ao sucesso.
A demanda é crescente por profissionais com conhecimentos em análise de negócios. O número de vagas relacionadas à análise de negócios tem previsão de aumentar 19% até 2022, de acordo com o Bureau of Labor Statistics dos EUA. Essa pesquisa indica uma necessidade em crescimento por profissionais qualificados.
Realizar análise de negócios em projetos e programas permite que as organizações implementem mudanças desejadas e atinjam os objetivos estratégicos.
Como a análise de negócios está relacionada ao sucesso dos projetos?
A análise de negócios auxilia você a trabalhar com as partes interessadas para definir os requisitos de negócio para que você possa moldar o resultado de projetos e conduzir os resultados de negócios ao sucesso. Dependendo da estrutura da organização, a análise de negócios pode se tornar uma função dedicada ou híbrida, em que uma pessoa desempenha múltiplas funções. Independentemente de quem desempenhá-la, gerenciar requisitos é fundamental para o sucesso global dos projetos.
Qual o perfil do candidato à certificação?
Analistas de negócios que trabalham em projetos e programas, bem como gerentes de projetos e programas que realizam análises de negócios como parte de seu trabalho.
Pré-requisitos
Os candidatos a credencial PMI-PBA® devem obedecer aos seguintes pré-requisitos:
Para quem é formado no ensino superior:
– 35 horas de educação em análise de negócios inclui cursos, palestras, eventos, etc.)
– 4.500 horas (3 anos) de experiência em análise de negócios adquiridas nos últimos 8 anos
– 2.000 horas trabalhando em equipes de projetos*
ou
Quem completou o ensino médio:
– 35 horas de educação em análise de negócios (inclui cursos, palestras, eventos, etc.)
– 7.500 horas (5 anos) de experiência em análise de negócios adquiridas nos últimos 8 anos
– 2.000 horas trabalhando em equipes de projetos*
*O requisito de experiência de projetos pode ser incluído nas 4.500/7.500 horas de experiência em análise de negócios. Certificados PMP® ou PgMP® satisfazem este requisito automaticamente.
Processo de Inscrição
O primeiro passo é preencher e submeter o formulário on-line no website http://certification.pmi.org, no qual o candidato informa seus dados pessoais e fornece detalhes sobre sua experiência profissional. O formulário deve ser enviado em até 90 dias a partir do início de seu preenchimento.
Após o envio, em até 10 dias, o PMI® avalia os dados enviados e permite que o candidato faça o pagamento.
A etapa seguinte é o agendamento do exame, até 1 ano depois da inscrição ter sido aceita.
Exame
O exame é composto por 200 questões de múltipla escolha (25 são “pré-teste”, não identificadas, aleatoriamente distribuídas e não afetam a pontuação). O tempo para realizar o exame é de 4 horas, sem intervalos. Por enquanto, o exame está disponível somente em Inglês.
Local do Exame
Em Curitiba, São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte e Recife é possível realizar o exame on-line, nos centros da Prometric, em qualquer dia.
Os exames também podem ser feitos em papel em Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza, Manaus, Salvador e Vitória em 4 datas anuais pré-definidas.
Conteúdo do exame
As questões são baseadas no PMI-PBA Examination Content Outline.
Domínio | Tarefas | Percentagem |
1 – Avaliação de Necessidades | 5 tarefas | 18% |
2 – Planejamento | 6 tarefas | 22% |
3 – Análise | 8 tarefas | 35% |
4 – Rastreamento e Monitoramento | 5 tarefas | 15% |
5 – Avaliação | 4 tarefas | 10% |
Total | 100% |
Taxas
A inscrição para o processo de certificação, no exame em papel, custa US$ 200 para membros do PMI. O valor para não membros é de US$ 400. Exames em computador custam US$ 405 e US$555, respectivamente,
Auditoria
Após o pagamento é possível que a inscrição seja selecionada pelo processo de auditoria. Cerca de 10% das candidaturas para a certificação passam por um processo de auditoria. Nesse caso o candidato é notificado por e-mail e deve enviar pelo correio os seguintes documentos em até 90 dias:
– Cópia do diploma
– Assinatura (em documento enviado pelo PMI) dos gerentes ou supervisores dos projetos informados
– Fotocópias dos certificados de cada curso feito ou evento que participou para completar as 35 horas
Reexame
Durante o período de elegibilidade de um ano é possível fazer o exame até três vezes. As taxas para refazer o exame na segunda e na terceira vez são US$ 150 para membros do PMI e US$ 300 para não membros (exame em papel).
Recertificação
O processo de recertificação visa manter os credenciados atuantes. É preciso reportar 60 PDU´s (professional development units) em tópicos de gerenciamento de riscos a cada ciclo de três anos.
Obs.: Se você já possui uma credencial do PMI, como PMP®, por exemplo, você pode usar as PDUs obtidas para manter a certificação PMI-RMP®, e vice-versa.
Referências e leituras complementares
Seguem algumas dicas para sua preparação para o processo de certificação
- Leia o manual da certificação PMI-PBA®
- Leia o manual sobre o conteúdo da prova PMI-PBA®
- Veja quais são os materiais de referência da certificação PMI-PBA®
- Conhecimentos em gerenciamento de requisitos
- Perguntas e respostas sobre a certificação PMI-PBA®
- Registro para a certificação no website do PMI
- Inscreva-se no curso de Análise de Negócios da PM Tech
Adquira materiais de referência
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.
Deixar Um Comentário