O Guia PMBOK

00101488301_lrgUm Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®), publicado pelo Project Management Institute (PMI®) é uma referência essencial que reflete a colaboração e o conhecimento de gerentes de projetos e fornece os fundamentos de gerenciamento de projetos da maneira como são aplicados em uma ampla variedade de projetos.

Esse padrão com reconhecimento mundial fornece aos gerentes de projetos as ferramentas essenciais para exercer o gerenciamento de projetos e entregar resultados organizacionais.

Gerenciamento de Projetos

O Gerenciamento de Projetos é a “aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos”. No mundo de mudanças rápidas que vivemos hoje, criamos padrões, técnicas e ferramentas de Gerenciamento de Projetos de modo a “atender os requisitos”, de um modo rápido e eficiente.

A ciência do gerenciamento de projetos moderno tem evoluído desde a Segunda Guerra Mundial. O Projeto Manhattan, visando construir a bomba atômica nos anos 1940s, é considerado marco do nascimento do gerenciamento de projetos moderno. Para completar com sucesso este projeto os cérebros por detrás deste esforço criaram novos métodos de planejar, executar e controlar, superando o desconhecido e imensos problemas logísticos. Muitos destes conceitos nós usamos hoje em Gerenciamento de Projetos.

Desde então a moderna ciência do gerenciamento de projetos tem evoluído. A NASA, o Departamento de Defesa norte-americano, organizações públicas europeias foram algumas entidades que contribuíram para esse desenvolvimento.

O Project Management Institute

Em 1969 o Project Management Institute (PMI) foi estabelecido para criar os padrões, avançar a ciência e promover a responsabilidade profissional no gerenciamento de projetos. Hoje o PMI é a principal organização mundial no que se refere a Gerenciamento de Projetos. É uma organização sem fins lucrativos que integra mais de 600.000 membros em cerca de 190 países, baseada na cidade da Filadélfia, na Pensilvânia (Estados Unidos) e com mais de 250 regionais ou capítulos ao redor do mundo. Seus principais objetivos são formular padrões profissionais de gestão de projetos, gerar conhecimento por intermédio da investigação e promover a gestão de projetos como profissão através de seus programas de certificação.

O Guia PMBOK®

Em 1987, o PMI publicou o primeiro conjunto de padrões em Gerenciamento de Projetos, chamado The Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide). Este guia foi atualizado em 1996, 2000, 2004, 2008 e PMBOK® Guide Quinta Edição foi lançado em 2013, já tendo sido traduzido em 10 línguas, inclusive o Português Brasileiro (“Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos – Guia PMBOK®”). Hoje, o Guia PMBOK® é reconhecido como um padrão que contém uma linguagem comum (e de abrangência mundial) no que diz respeito a Gerenciamento de Projetos.

Um padrão é um documento consensual que fornece uma base de referência acordada e repetível para fazer algo, como um projeto. Padrões fornecem critérios precisos, projetados para ser usado consistentemente como uma definição, regra ou diretriz.

O Guia PMBOK® é um padrão que fornece características, regras e diretrizes para o gerenciamento de projetos, sendo amplamente aceito e, quando aplicado consistentemente, ajuda profissionais e organizações a alcançarem a excelência profissional.

O Guia PMBOK® contém as práticas fundamentais que todos os gerentes de projetos precisam para alcançar a excelência em projetos. A aceitação do gerenciamento de projetos como uma profissão indica que a aplicação do conhecimento, processos, habilidades, ferramentas e técnicas pode ter um impacto significativo no sucesso do projeto. O Guia PMBOK® identifica esse subconjunto do conhecimento em gerenciamento de projetos que é amplamente reconhecido como boas práticas aplicáveis à maioria dos projetos na maior parte das vezes, existindo um consenso geral de que sua aplicação pode aumentar as chances de sucesso de muitos projetos.

O Guia PMBOK® provê diretrizes para gerenciar cada projeto individualmente e define conceitos associados ao gerenciamento de projetos, sendo baseado em processos e subprocessos que descrevem de forma organizada o trabalho a ser realizado durante o projeto.

A cada edição o PMI recebe da comunidade mundial de gerenciamento de projetos milhares de recomendações importantes para aperfeiçoamentos e esclarecimentos que são revisados e incorporados.

A 5a edição do Guia PMBOK®

O Guia PMBOK® 5ª edição em Inglês, foi lançado oficialmente pelo PMI® em 31 de dezembro de 2012.

Esta versão do guia passou a ser referência para os exames de certificação Certified Associate in Project Management (CAPM®) e Project Management Professional (PMP®) em Julho de 2013 e vai continuar sendo a referência para o exame até meados de 2018.

Em Janeiro de 2014 saiu a versão final da tradução do Guia PMBOK 5ª edição em Português.

A 5ª edição do Guia PMBOK® reconhece 47 processos que recaem em 5 grupos de processos (Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e controle e Encerramento) e 10 áreas de conhecimento (Gerenciamento da integração, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisições e partes interessadas) típicas do gerenciamento de projetos. Esses processos se relacionam e interagem durante a condução do trabalho. A descrição de cada um deles é feita em termos de entradas (documentos, planos, desenhos etc.), ferramentas e técnicas (que se aplicam às entradas) e saídas (documentos, produtos etc.).

O guia também descreve o ciclo de vida do gerenciamento do projeto, incluindo diagramas de fluxo de dados, um vocabulário comum de conceitos de gerenciamento de projetos e um apêndice que trata das habilidades interpessoais que um gerente de projetos utiliza ao gerenciar um projeto.

A Edição eletrônica está disponível para os filiados ao PMI em http://www.pmi.org/PMBOK-Guide-and-Standards/Standards-Library-of-PMI-Global-Standards.aspx

A 6a edição do Guia PMBOK®

O Guia PMBOK® 6ª edição está em processo de revisão e a versão em Inglês deve ser lançada no 3o trimestre de 2017. Veja as principais mudanças previstas para a sexta edição.

 

Inglês:      Português:      

Referência

PMI, Project Management Institute Standards committee. Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Quinta edição, Newton Square, Penn.: Project Management Institute, 2013.

Mauro Sotille

Especialista em gerenciamento de projetos, programas, portfólio e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech, onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998 e Risk Management Professional (PMI-RMP), é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusFlickr

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>