Há algumas semanas – embora pareça uma vida inteira – se disseminou o uso das ferramentas de conferência virtual no espaço corporativo. Da noite para o dia tornaram-se fundamentais para realizar aulas, reuniões de negócios e discussões.
A de maior crescimento foi o Zoom, que ao longo de 2020, adicionou 2,2 milhões de novos usuários mensais. Na área de educação, o Zoom é utilizado por universidades de prestígio, como Harvard, Princeton e Yale nos EUA e a Fundação Getúlio Vargas no Brasil. Outras ferramentas de destaque são Webex, Teams, GoToMeeting e Google Meet.
Conheça as 10 medidas tomadas pela PM Tech para manter a segurança de nossos treinamentos.
Como a PM Tech mantém suas aulas seguras
Na PM Tech, sempre garantimos estar utilizando a versão mais recente da ferramenta que escolhemos. E, além disso, tomamos as seguintes medidas para manter a segurança dos treinamentos:
1. AULAS PROTEGIDAS POR SENHA
Esse é o primeiro passo para impedir a entrada de participantes indesejados. As senhas são definidas no nível individual da reunião para todas as sessões. Todos os participantes precisam da senha para ingressar na reunião.
2. ALUNOS PREVIAMENTE CADASTRADOS NA AULA
Esse é o segundo passo para impedir a entrada de participantes indesejados. Em nossos cursos é permitida apenas a participação de alunos previamente cadastrados no curso e aprovados por nossa equipe.
3. OS ALUNOS NÃO PRECISAM CRIAR UMA CONTA NA FERRAMENTA
Embora os alunos tenham de se cadastrar junto à PM Tech para a aula, não precisam criar uma conta em qualquer aplicativo. O acesso às aulas pode ser feito totalmente pela internet, mesmo pelo smartfone.
4. É PROIBIDA A ENTRADA ANTES DO INSTRUTOR
Não é permitido que os alunos entrem na aula antes do instrutor
5. AS AULAS SÃO BLOQUEADAS
Assim que os alunos cadastrados ingressam na aula, a aula é bloqueada e só reaberta mediante permissão e controle do instrutor. Isso impede que outras pessoas ingressem, mesmo que, por acaso ou divulgação indevida, o ID da aula o os detalhes de acesso tenham vazado.
6. A TELA DOS PARTICIPANTES É DESLIGADA
A capacidade de os participantes da reunião compartilharem suas telas fica obrigatoriamente desligada até que o instrutor forneça permissão para ligá-la, uma vez que a relação com cada aluno tenha sido estabelecida.
7. O ID DA AULA É GERADO RANDOMICAMENTE
É escolhido um ID gerado aleatoriamente para cada nova aula. Além disso, nossa identificação pessoal não é divulgada publicamente, nossos instrutores usam a autenticação de dois fatores no endereço de e-mail e a nunca reutilizam senhas.
8. UTILIZAMOS A SALA DE ESPERA
O recurso Sala de Espera é uma maneira de rastrear os alunos antes que eles possam entrar em uma reunião. Isso também oferece ao instrutor maior controle sobre a segurança da sessão.
9. É MINIMIZADA A PARTILHA DE ARQUIVOS
Buscamos minimizar o compartilhamento de arquivos na ferramenta de conferência. Em vez disso, compartilhamos material usando um serviço confiável de compartilhamento de dados, externo ao Zoom, cujo acesso é fornecido aos alunos antes do início do curso.
10. PROIBIÇÃO DE ACESSO A USUÁRIOS DETERMINADOS
Nunca ocorreu, mas caso algum aluno esteja sendo inconveniente, seu acesso a recursos de voz, imagem e texto pode ser totalmente bloqueado pelo instrutor. Em um caso extremo, podemos garantir que não possa voltar a participar, sendo definitivamente removido.
Gostou? Tem outras dicas de segurança ou outras ferramentas? Comenta abaixo.
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.
Deixar Um Comentário