Diagramas de Venn

Os Diagramas de Venn mostram todas as relações lógicas possíveis entre uma coleção finita de conjuntos (uma agregação de coisas com a mesma característica).

São usados para ilustrar relações de conjunto em áreas como probabilidade, lógica, estatística e ciência da computação. Em gerenciamento de projetos os diagramas de Venn são usados em gerenciamento de riscos, da qualidade ou no gerenciamento das partes interessadas, por exemplo.

Os Diagramas de Venn geralmente são desenhados dentro de um retângulo grande que denota o universo (o conjunto de todos os elementos em questão) e normalmente incluem círculos sobrepostos, embora outras formas além dos círculos possam ser empregadas (quando há mais de três conjuntos).

(mais…)

Por |2023-08-31T17:24:08-03:0019/06/2021|0 Comentários

Como usar o Diagrama de Tornado

Diagrama de Tornado

O Diagrama de Tornado mostra graficamente o resultado da análise de sensibilidade de um fator ou variável.

No gerenciamento dos riscos de um projeto o diagrama de tornado é uma representação típica da análise de sensibilidade, a qual ajuda a determinar quais riscos têm maior impacto potencial no projeto, examinando como a incerteza associada a cada risco afeta o objetivo que está sendo examinado.

(mais…)

Por |2023-08-31T17:14:01-03:0020/04/2021|0 Comentários

Modelo de avaliação de treinamento de quatro níveis de Kirkpatrick

Analisando a eficácia da aprendizagem

O Modelo de Avaliação de Treinamento de Quatro Níveis Kirkpatrick avalia a eficácia do treinamento medindo as mudanças no comportamento que ocorrem como resultado de programas de treinamento.

O modelo foi criado por Donald Kirkpatrick em 1959, com várias revisões feitas desde então. Os quatro níveis são:

  • Reação : Eles gostaram?
  • Aprendizagem : Eles aprenderam?
  • Comportamento : Eles usam?
  • Resultados: Teve impacto nos resultados financeiros? qual é o ROI?

O retorno sobre o investimento (ROI) para treinamento é frequentemente questionado. Embora as organizações gastem milhões de dólares em treinamento e desenvolvimento, a eficácia do treinamento costuma ser muito baixa.

Ao analisar cada nível, você pode obter uma compreensão de quão eficaz foi uma iniciativa de treinamento e como melhorá-la no futuro.

No entanto, o modelo não é prático em todas as situações, e medir a eficácia do treinamento com ele pode consumir muito tempo e muitos recursos, portanto, deve ser usado com cautela.

(mais…)

Por |2021-04-10T13:00:41-03:0010/04/2021|0 Comentários

7 Dicas para Melhorar as Atas de Reunião

As reuniões mais produtivas resultam em decisões e ações. Registrar as decisões e ações nas atas das reuniões é importante para deixar claras as responsabilidades. As atas também podem manter aqueles que não puderam comparecer às reuniões informados dos resultados. Boas atas são fáceis de desenvolver e garantem um registro preciso das decisões e ações.

Aqui estão sete dicas para criar boas atas de reunião:

(mais…)

Por |2020-10-15T11:41:42-03:0011/10/2020|0 Comentários

Como Manter as Aulas Online ao Vivo Seguras

aulas seguras

Há algumas semanas – embora pareça uma vida inteira – se disseminou o uso das ferramentas de conferência virtual no espaço corporativo. Da noite para o dia tornaram-se fundamentais para realizar aulas, reuniões de negócios e discussões.

A de maior crescimento foi o Zoom, que ao longo de 2020, adicionou 2,2 milhões de novos usuários mensais. Na área de educação, o Zoom é utilizado por universidades de prestígio, como Harvard, Princeton e Yale nos EUA e a Fundação Getúlio Vargas no Brasil. Outras ferramentas de destaque são Webex, Teams, GoToMeeting e Google Meet.

Conheça as 10 medidas tomadas pela PM Tech para manter a segurança de nossos treinamentos. (mais…)

Por |2020-06-18T09:52:06-03:0012/06/2020|0 Comentários

Erros comuns ao desenvolver uma EAP

EAP_roundCriar uma Estrutura Analítica do Projeto (EAP) envolve a subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores. Ao realizar a decomposição hierárquica do escopo total de um projeto em componentes-pai e componentes-filhos (subcomponentes) até o nível de pacotes de trabalho (entregas no nível mais baixo da EAP) podemos cometer alguns enganos.

Neste artigo apresentamos alguns erros comuns e algumas dicas sobre como estruturar adequadamente uma EAP em sua forma gráfica.

(mais…)

Por |2020-02-05T12:14:00-03:0004/08/2019|0 Comentários
Ir ao Topo