A Robert Half (http://www.roberthalf.com.br/), em seu novo Guia Salarial 2011-2012 pesquisou os salários médios praticados pelo mercado Brasileiro para profissionais de diversas áreas. Abaixo temos alguns dados da pesquisa, somente os relativos ao salário bruto mensal percebido por alguns dos profissionais que atuam com gerenciamento de projetos.
A pesquisa completa e outras informações está disponível ao público e pode ser encontrada em http://www.roberthalf.com.br/guia-salarial.
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.
Interessante as contribuições, indicando outros sites de pesquisas salarias. Complementando, tambem indico o http://www.curriculum.com, que apresenta pesquisas salariais para uma farta variedade de funções, e resultados por regiões do país.
Gerente de projeto está em alta em todo o território nacional, é um cargo promissor e muito moderno.
Com certeza atuar com GP, trata-se de oportunidade de sucesso e valorização garantidos, porém há questionamentos para os “gurus” :
Para se formar um GP com conhecimentos multidiciplinares qual o melhor caminho?
Considerar os cursos de gerenciamento é o suficiente?
Aliar experiência e teoria é suficiente?
Percebemos as empresas apostando na garotada, e isto é certo! Porém deve-se buscar valorizar o conhecimento dos que já construiram, experimentaram, sabem com fazer e porque fazer na pratica e na teoria. O fortalecimento do patrimonio intelectual das empresas se dará quando ocorrer uma verdadeira interseção e integração entre as gerações!
Luiz Henrique
Olá Sotille,
Muito bom. Você faz parte de um seleto grupo de “gurus” do GP no Brasil e fico impressionado com a riqueza das informações que vocês conseguem disponibilizar.
Gostaria de sugerir outras fontes de informação:
http://www.salariometro.sp.gov.br/
http://info.abril.com.br/professional/salarios/
http://exame.abril.com.br/carreira/ferramentas/tabela-de-salarios-rh/?empresa=engenharia
http://www1.hays.com/jobs/salaryguide2011/br/ecp_2.html
Abraços,
Teixeira