Extensão para Construção do Guia PMBOK®

construction-extension-pmbok-guide

A Extensão para Construção do Guia PMBOK® (Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos), vai além da orientação geral sobre o gerenciamento de projetos, aplicável quase sempre à maioria dos projetos, fornecendo orientação aplicável especificamente a projetos de construção, porém aplicável mesmo a quem não trabalha em construção.

A extensão está escrita em Inglês (não há previsão de tradução para o Português).

Fornece aos profissionais do gerenciamento de projetos orientações específicas para profissionais de construção em cada área de conhecimento do Guia PMBOK®, e também diretrizes sobre quatro áreas adicionais não encontradas no Guia:

  1. Todos os recursos de projeto, e não apenas os humanos;
  2. Integridade, segurança e proteção do projeto e gerenciamento ambiental;
    • Integridade: inclui a saúde física e bem-estar. Não apenas saúde laboral, mas também equilíbrio entre vida pessoal e profissional e atividades que visam reduzir stress;
    • Segurança:  está relacionado com redução dos acidentes de trabalho;
    • Proteção: manter todo o ambiente do do canteiro de obra protegido, evitando entradas não autorizadas, roubo e vandalismo;
    • Gerenciamento ambiental: inclui vida animal, clima, isolamento de centros urbanos, aspectos culturais, etc.;
  3. Gerenciamento financeiro do projeto, além do custo;
    • Aborda os recursos para financiamento da construção, incluindo a obtenção do financiamento e seu gerenciamento, o faturamento e monitoramento do fluxo de caixa;
  4. Reivindicações  (pleitos).
    • Mudanças contestadas ou em disputa, atrasos do cronograma e penalizações, riscos que impactaram o trabalho de subcontratados, etc.

Esta edição da Extensão de Construção também se pauta por uma nova estrutura que discute os princípios de cada uma das áreas de conhecimento, em vez de discorrer sobre cada um dos processos. Esta abordagem amplia a aplicabilidade da Extensão de Construção pois aumenta o enfoque do “o quê” e o “por quê” do gerenciamento de projetos de construção.

A Extensão de Construção também inclui a discussão das tendências e os desenvolvimentos emergentes do setor de construção que afetam a aplicação do gerenciamento de projetos aos projetos de construção.

Há, por exemplo, uma seção dedicada a BIM (Building Information Modeling ou ”Building Information Model”) que significa Modelagem da Informação da Construção ou Modelo da Informação da Construção, um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de uma obra.

Também são interessantes as referências dedicadas ao Gerenciamento do Ciclo de Vida e Custo do Ciclo de Vida e tudo relacionado ao meio ambiente e responsabilidade social. Estou anexando uma tabela que já à primeira vista nos ajuda a compreender as diferenças em relação à edição passada.

O livro está disponível no site do PMI em papel ou na Amazon.

Project Management Institute, 2016
ISBN: 9781628250909, brochura, 215 páginas (incluíndo os anexos)

Mauro Sotille

Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech, onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle PlusFlickr

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>